O início das atividades do Projeto de Formação José Cornélio dos Santos (PFJCS) no ano de 2019, foi marcado por um momento de acolhida aos novos usuários, realizado na tarde de terça-feira (26), na sede da entidade no bairro Santa Terezinha, em Óbidos, oeste do Pará.
O projeto coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), conta com o apoio da Mineração Rio do Norte (MRN), desde o ano de sua fundação, em 2007.
“Ao longo dos anos o José Cornélio tem sido uma ferramenta indispensável na ressocialização de jovens em situação de vulnerabilidade que encontraram aqui, uma nova oportunidade e um novo sentido para a vida. Muito além que formar profissionais, formamos cidadãos de bem e isso colabora para o desenvolvimento da nossa cidade”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Izalina Silva.
Ao todo 30 usuários, com idades entre 16 e 21 anos de idade serão assistidos. Os jovens que se encaixam nos requisitos básicos para o ingresso no projeto receberão aulas de marcenaria com aperfeiçoamento de técnicas durante três dias da semana, no restante dos dias, participarão de aulas de educação física e formação em outras áreas, por meio de minicursos voltados para a geração de renda familiar.
Além dos usuários, pais e responsáveis também receberão atendimento e participarão de forma integrada das atividades. Entre os serviços ofertados estão ainda acompanhamento com psicológicos, advogados e assistentes sociais, além de acompanhamento pedagógico.
Na oportunidade foram apresentadas as formações das turmas que serão atendidas nos turnos matutino e vespertino.