Por meio do Edutech Amazon, a Prefeitura de Óbidos firmou parceria para ter acesso às soluções tecnológicas da Inteceleri.
Um grande evento de lançamento realizado nesta sexta-feira (19), marcou a implantação do projeto Edutech Amazon, patenteado pela Startup Inteceleri, e que agora está disponível para os alunos da rede municipal de ensino de Óbidos, no oeste do Pará.
O projeto é composto por ações conhecidas como: Matematicando, Miritiboard VR, Laboratório Maker e implantação da plataforma digital Google Workspace for Education, e tem como objetivo principal contribuir com os estudos de todas as disciplinas do ensino fundamental, por meio de ferramentas que também funcionam off-line, sem necessidade de acesso à internet.
Professores e coordenadores pedagógicos das escolas passaram por uma formação ministrada pelos representantes da Startup, antes do lançamento do projeto nesta sexta, que contou com a presença de autoridades locais, profissionais da educação e de alunos do Ensino Fundamental maior e menor.
O Edutech Amazon é destinado à crianças e adolescentes, por meio de práticas educacionais tecnológicas e sustentáveis, com o uso de óculos de realidade virtual fabricados a partir de matéria prima regional e sustentável como o miriti. Em Óbidos, a iniciativa inovadora será destinada para os alunos do 1º ao 5º ano com atividades em todos os componentes curriculares; e alunos do 6º ao 9º ano, especificamente, com a disciplina de matemática.
“Tudo foi planejado, nós tivemos uma grande preocupação de inovar a educação esse ano de 2024. E quando o prefeito trouxe a proposta da Inteceleri, nós tivemos a novidade que tanto esperávamos para o município de Óbidos. Será de grande valia, uma vez que, trazer a tecnologia para os nossos alunos é de suma importância. Vamos tirar eles um pouco da realidade tradicional da sala de aula, inovando na parte de matemática e também em outros componentes curriculares”, ressaltou Everlane Ramos, diretora de ensino da Semed que auxiliou na implantação do projeto.
Chamou a atenção
Entre as ferramentas inclusas no projeto, está o “Matematicando” que, por meio de cores e atividades neurolinguísticas, associa-se às operações matemáticas para facilitar o aprendizado.
A tabuada colorida está disponível em livro e também na forma de aplicativo para smartphones, tablets e computadores. As operações básicas (soma, subtração, multiplicação e divisão) são apresentadas com cinco níveis de dificuldade para estimular o envolvimento e o desenvolvimento dos alunos.
Outro destaque do Edutech Amazon que chamou a atenção de professores e alunos, foi o “Miritiboard VR”: óculos de realidade virtual construído a partir da fibra do Miriti/Buriti, que é aliado ao aplicativo Aluno VR para celular, possibilitando a imersão de alunos e professores em diferentes ambientes virtuais do mundo, facilitando a aprendizagem de elementos da geometria, atividade “maker”, geografia entre outros, tornando o processo de ensinar e aprender muito mais interessante e divertido, oportunizando a fluidez digital ao aluno moderno.
Diante dessa realidade apresentada oficialmente à comunidade escolar, o prefeito Jaime Silva falou com entusiasmo dos ganhos esperados na educação obidense, com a implantação do projeto.
“Não tem como não ficar feliz de saber que a nossa cidade está avançando, que a nossa população está crescendo no sentido do conhecimento. Não há como pensar em evolução sem a tecnologia como a nossa grande aliada. O que estamos vendo aqui, hoje, é um passo importante para o futuro de qualidade para a nossa educação, que enfrenta muitos desafios diante das mudanças que vivenciamos a cada dia. Nosso entendimento e vontade é que os nossos alunos aprendam com mais qualidade, por meio desse envolvimento que só a tecnologia nos proporciona. Eu estou muito feliz em proporcionar a inserção da tecnologia na nossa rede municipal de educação”, comemorou o prefeito de Óbidos.
Ronivaldo Brelaz, que representou a classe de pedagogos da rede municipal, ressaltou a extrema importância para a educação local, da implantação do projeto Edutech Amazon.
“Esse projeto ele vai ser muito importante para a educação do município. Por exemplo, por meio dos óculos de realidade virtual o conhecimento é mais prático, então a criança vai ter possibilidades de acessar várias fontes como a geometria e outras áreas do conhecimento. Sem dúvidas, teremos muitos ganhos com a implantação da tecnologia”, disse Ronivaldo
A implantação do projeto foi marcada também pela apresentação das ferramentas tecnológicas, adquiridas pela Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que vai coordenar o trabalho de implementação nas unidades de ensino.
Por:
Érique Figueirêdo/Ascom/PMO
Fotos:
Odirlei Santos/Ascom/PMO