Prefeito

Chico Alfaia

Francisco José Alfaia de Barros (Chico Alfaia), nasceu na cidade de Juruti-Pará em 17 de março de 1961, mudando-se para Óbidos aos dois anos de idade. É presidente do Partido da República (PR) em Óbidos. Graduou-se em Administração no ano de 2009, pela Associação Internacional de Educação Continuada (AIEC).

Iniciou a sua carreira profissional aos 14 anos como estagiário do Banco do Brasil, aos 18, foi tesoureiro da Câmara Municipal de Óbidos, deixando o cargo aos 19 anos para assumir como escriturário no Banco da Amazônia S/A, após ser aprovado por meio de concurso.

Atuou por 27 anos como gestor médio e 15 anos como gerente geral do Banco da Amazônia, administrando diversas agências bancárias nos estados do Pará e Amapá, atuando como incentivador do desenvolvimento sustentável dos municípios por onde passou.

Iniciou a carreira política no ano de 2012, quando disputou o pleito municipal como candidato a prefeito de Óbidos pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), obtendo 7.488 votos, ficando em segundo lugar.

Em 2016, retornou à política, dessa vez pelo PR, quando novamente concorreu ao cargo de prefeito, sendo eleito com 11.772 votos, alcançando a média de 45,29% dos votos válidos.

Em fevereiro de 2017, foi eleito vice-presidente da Associação dos Municípios da Calha Norte (AMUCAN), e reeleito para o mesmo cargo em 2019.

Como prefeito de Óbidos, recebeu em 2017 do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado Pará (TCM/PA), o prêmio de Gestor Transparente.

Em 2018, recebeu o título de “Prefeito Empreendedor” do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), nas categorias: Projeto Destaque da Região do Baixo Amazonas e Políticas Públicas para o Desenvolvimento de Pequenos Negócios.

Acessibilidade