Prefeito

Jaime Barbosa da Silva

Jaime Barbosa da Silva (Jaime Silva), nasceu em 18.06.1961 no município de Óbidos Pará, filho de Carlos Ricciardi da Silva e Antônia Barbosa da Silva. Cresceu e viveu na cidade de Óbidos até os meus 15 anos, onde, cursou o primário na escola Jose Veríssimo, o 1º grau na escola Felipe Patroni outrora recém inaugurada e logo então foi para Belém estudar, onde cursou o 2º grau e serviu o exercito brasileiro na 5° CIA de guarda, após dar baixa foi para boa vista Roraima, onde foi admitido na Estacon engenharia ficando lá por um ano. Ao sair da Estacon e voltou pra Óbidos, sempre na intenção de ali morar, porem passado seis meses depois que voltar de boa vista, recebeu uma ligação da Estacon com pedido para que voltasse para a empresa, pois tinha uma obra grandiosa que era o sistema de abastecimento de água da grade Belém, chamada de Belém água 2000, atendeu o chamado e lá permaneceu até o ano de 1989. Na Estacon exerceu o cargo de auxiliar de engenheiro, onde participou de varias obras como: construção de pontes, adutora, pavimentação asfáltica em rodovias, construção de prédios, recuperação de patrimônios históricos além de outras.

Casado com  Alice Silva desde 1988, voltou para Óbidos a pedido de seu pai e mãe, pois com o avanço da idade deles, não conseguiam tocar o comercio e a fazenda, onde autorizado pelos seus irmãos assumiu o comando dos negócios da família em Óbidos.

No comando da fazenda foi o primeiro a vender leite pela parte da tarde em sacos plásticos de um litro, quando na época só era vendido pelos leiteiros durante a madrugada, foi o primeiro a fazer inseminação artificial de bovinos em Óbidos onde até hoje permanece realizando esse trabalho, também foi o primeiro produtor no oeste do Pará a ter um financiamento do Basa (Banco da Amazônia) na área de inseminação artificial e pastejo rotacionado. Assumiu a presidência do Sindicato Rural de Óbidos, passando 7 anos a frente da entidade, no sindicato junto a  outros produtores fundaram a feira agropecuária de Óbidos (EXPOFAO) que era um antigo sonho dos produtores na época, regularizou junto ao INCRA varias propriedades rurais com seus títulos definitivos da terra, promoveu mais de mil cursos profissionalizantes aos produtores rurais de Óbidos, desde fabricação de queijos, compotas, passando pelo manuseio da raiz de mandioca e seus derivados, trato com cavalos, bovinos e pequenos animais.

Ainda no sindicato rural, assumiu uma vaga de Juiz Classista na Vara do Trabalho de Óbidos, onde permaneceu por 3 anos, sempre defendendo o interesse patronal. Foi convidado para assumir a secretaria de agricultura no governo do Prefeito Zé Mário, onde organizou a feira do produtor que ate então vendiam seus produtos no chão sem a mínima condição de trabalho, organizou os produtores em varias associações que lhes garantiu acesso ao credito bancário que nunca tiveram acesso. Foi escolhido pelos produtores rurais do Pará a uma vaga de vice presidente da federação da agricultura do estado do Pará FAEPA onde permaneceu até assumi a prefeitura municipal de Óbidos como prefeito Municipal eleito nas eleições de 2005.

Pai de 2 filhas obidenses, Gabriela hoje formada em odontologia e Vitória acadêmica do curso de agronomia, iniciou sua vida publica no ano de 2000, onde concorreu a eleição pra prefeito Óbidos não sendo eleito, porem teve uma expressiva votação com mais de 3500 votos na época.

Já em 2004 de voltou ao pleito municipal, teve seu nome escolhido pra prefeito de Óbidos com uma votação de mais de 7 mil votos e sendo reeleito em 2008, com mais de 8 mil votos tendo sido primeiro prefeito reeleito até hoje na história politica de Óbidos.

Na prefeitura, investiu massivamente na educação com a formação de professores, na infraestrutura das escolas, cumprimos à lei de diretrizes básicas da educação com técnicos na direção das escolas, criou os polos educacionais como forma de melhor atender a comunidade escolar, distribuiu fardamento escolar gratuitamente para os alunos, criou o conselho municipal de educação , conseguiu para Óbidos as 2 novas escolas Estaduais que  atuam no município, conseguiu ônibus e lanchas escolares, construiu 24 escolas, além daquelas que considera como uma das  maiores vitórias na educação durante o seu governo que foram a conquista de um campos da UFOPA (universidade Federal do Oeste do Pará) e um campos do IFPA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará), que hoje atuam na formação técnica e superior dos obidenses.

Na saúde, outra área de muitas conquistas, construiu várias unidades básicas de saúde, construiu o hospital o Hospital Municipal Jose Benito Priante, efetivou os ACS (Agentes comunitários de Saúde) dando mas segurança aos mesmos, disponibilizou a população médicos especialistas, criou a comunidade assistida que era a presença de profissionais de saúde nas comunidades rurais e investiu na atenção básica para a população com remédios e exames laboratórios.

No social, criou a escola de Música Manuel Rodrigues e a escola profissionalizante José Cornélio dos Santos além de outros 34 programas sociais alguns deles financiado pela mineração rio do norte, Petrobras, banco do brasil, governo federal e etc. Formou mais de 700 profissionais para o mercado de trabalho através do SENAI, distribuiu 196 casas populares, Implantou do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) 1 e 2 e o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), ações comunitárias com assistência em saúde, educação, em parceria com outras secretarias, emissão de documentos, orientação jurídica, momento beleza, atividades pedagógicas e esportivas, atendimentos médicos e odontológicos, além de orientação aos produtores rurais e criamos a casa do cidadão, onde eram oferecidos a cidadão vários serviços como a emissão de documentos além de implantar uma agência do SEBRAE em Óbidos.

Na agricultura, incluiu as instituições financeiras no conselho de desenvolvimento rural, para que o pequeno tivesse acesso ao credito, criou o programa de mecanização na agricultura do município que era financiada pelos bancos, organizou o corpo técnico da secretaria aumentando o numero de técnicos agrícolas, profissionais na área da medicina veterinária, agronomia e floresta.

Organizou o sistema tributário municipal através de uma lei moderna e justa, criou a secretaria de Meio Ambiente além, de fazer 5 concursos públicos pra cumprir a constituição.

Em 2016 disputou novamente as eleições a para prefeitura de Óbidos onde ficou em segundo lugar, obtendo 36,80% dos votos (9.565 VOTOS).

E em 2020 disputou novamente as eleições a para prefeitura de Óbidos, obtendo 41,14% dos votos (11.156 votos). Sendo eleito pela 3º vez Prefeito Municipal de Óbidos.

Acessibilidade