O evento teve como tema o 2º Fórum Comunitário e a Revisão da Metodologia do Selo.

Representantes da Comissão Intersetorial Pró-Selo Unicef do município de Óbidos, participaram do último encontro formativo do Selo Unicef da edição 2021/2024, realizado na terça-feira, 23, na Escola de Artes, em Santarém.

O evento teve como tema o 2º Fórum Comunitário e Revisão da Metodologia do Selo. O objetivo do encontro seguiu o esforço conjunto para a promoção e fortalecimento das políticas municipais de garantia e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

O articulador do Selo Unicef em Óbidos, Ítalo Souza, avaliou a participação no evento de forma positiva e destacou a importância da reunião para a organização do 2º Fórum Comunitário, atividade final do selo atual.

“A nossa participação foi muito positiva. Nós precisamos muito dessas informações para que não façamos nada que não esteja de acordo com o guia de orientações do Selo Unicef, e a assessoria técnica tem sido muito importante nestes esclarecimentos”, disse Ítalo.

Além do articulador, também participaram do evento a mobilizadora de adolescentes, Samara Ribeiro, e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Elison Santos.

“O próximo passo agora é articular para que o conselho convoque a rede de atendimento do município para que juntos possamos elaborar o planejamento no 2º Fórum Comunitário em Óbidos”, ressaltou Ítalo Souza.

Cada município vai realizar o fórum como finalização da edição do Selo Unicef 2021/2024, onde será feita a avaliação dos avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes no âmbito municipal e a premiação.

Em Óbidos o Fórum Comunitário vai ser realizado em maio com data a ser divulgada.

Sobre o Selo Unicef

O Selo UNICEF é uma iniciativa que visa reconhecer e premiar municípios do Semiárido e da Amazônia Legal que se destacam na promoção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Cada ciclo do Selo UNICEF dura quatro anos, alinhado com o período de gestão das prefeituras. Ao final desse período, os municípios que alcançam as metas estabelecidas recebem o Selo UNICEF, sendo reconhecidos internacionalmente por seus resultados em prol da infância e adolescência.

Por: Marcos Cantuário/Ascom/PMO