Área no bairro Perpétuo Socorro, que abrigava uma carvoaria, foi loteada para a construção de casas e barracão comunitário.
O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), oficializou durante cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (2), a doação de terrenos para integrantes do projeto “Divas da Compostagem”, que incentiva o empreendedorismo social entre as mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, incentivando a geração de renda e a autonomia financeira, por meio da transformação de resíduos orgânicos em composto orgânico, utilizando-o como adubo natural.
Ao todo, 10 das 20 mulheres assistidas pelo projeto, que não têm casa própria, foram contempladas com lotes que medem 10x20m², divididos em um terreno de mais de 2.800 m² localizado no bairro Perpétuo Socorro, onde antigamente funcionava uma carvoaria. Além das divas, outras quatro famílias selecionadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) também foram contempladas com os lotes.
O secretário de Meio Ambiente de Óbidos, Diego Santos, explica que no planejamento para a ocupação da área, além dos lotes para a construção das casas, há também área reservada para a construção de um barracão comunitário, para integrar as atividades do projeto “Divas da Compostagem”.
“Quando nós pensamos em fazer o projeto socioambiental, nosso objetivo foi exatamente integrar a economia sustentável e a assistência social para essas mulheres, resgatando essas pessoas através do seu trabalho, da sua dedicação e dando dignidade a elas. Estamos dando a esperança que elas precisam, para terem a certeza de que elas podem ter uma vida digna, trabalhar de forma digna e ser reconhecidas pela sociedade”, ressaltou o titular da Sema.

O secretário de Meio Ambiente, Diego Santos, destacou o lado social da iniciativa coordenada pela Sema.
Entre as divas contempladas, está Maria Santos, que está há dois anos no projeto coordenado pela Sema. Ela diz que teve a vida transformada desde que passou a fazer parte da iniciativa.
“A gente faz parte desse projeto há dois anos, desde que iniciamos com os estudos, hoje somos pessoas totalmente mudadas. Pessoas que conheceram a nossa antiga realidade já nem nos reconhecem mais. Os nossos produtos têm sido vendidos bastante e hoje em dia a gente tem vendas já espalhadas nas comunidades e cidades vizinhas. Hoje temos a possibilidade de continuar mudando de vida com a doação desses terrenos. Muito obrigada, a Sema, a Prefeitura de Óbidos, que estão nos ajudando a realmente viver outra vida”, agradeceu Maria.

Contemplada com um dos terrenos, Maria Santos, disse que teve a vida transformada pelo “Divas da Compostagem”.
Outra contemplada foi Adriana Gomes, que aproveitou a oportunidade para agradecer pela iniciativa do Governo Municipal e pelo apoio incondicional do prefeito Jaime Silva ao projeto socioambiental.
“A mudança que nós já tivemos e que agora vamos continuar tendo é motivo de felicidade para todas nós. Esse projeto foi estruturado pela Sema, mas nós sabemos que contou com o apoio do prefeito Jaime Silva, que nos ajudou a elevar esse projeto acreditando na gente, e por isso somos muito gratas”, lembrou Adriana.
Presente na cerimônia de doação dos lotes, o vice-prefeito Jalico Aquino destacou o empenho do Governo Municipal para manter o projeto e avançar com as atividades, mesmo com a desconfiança de algumas pessoas.
“Hoje não temos só o marco da entrega de um terreno, mas também do propósito que essas mulheres estão vivendo, para se dedicar a uma vida diferente. Esse propósito também é nosso, que mantivemos esse projeto mesmo quando muitos não acreditaram. A entrega desses terrenos marca a colheita dos frutos positivos do ‘Divas da Compostagem’ e a vitória de quem acreditou que é possível, por isso, vamos nos manter firmes ao lado dessas mulheres guerreiras”, assegurou Jalico.
A área loteada receberá uma operação para a limpeza que será realizada pela Secretaria Municipal de Saneamento, Urbanismo e Infraestrutura (Seurbi), para que as contempladas possam iniciar a ocupação.
Por:
Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO
Fotos:
Odirlei Santos/ ASCOM-PMO