Nesta sexta-feira, 22 de abril, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alerta de risco hidrológico alto com possibilidade de inundações. Segundo a estação fluviométrica da Agência Nacional das Águas (Ana) o nivel do rio Amazonas, em Óbidos, no Oeste do Pará, está 8,25 metros acima do nível normal.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Jamerson Amaral, o alerta do Cemaden, ressalta que nos próximos 10 dias o volume de chuva pode chegar a 100 mm, o que pode afetar diretamente 2.000 pessoas. “A gente alerta a população da tendência do aumento de chuva, para que as pessoas que moram nas áreas alagadas se previnam, fiquem atentas”, frisou o coordenador.
Em Óbidos a Prefeitura tem realizado a construção de pontes em diversos pontos da cidade e as equipes da Defesa Civil seguem no monitoramento para o planejamento de ações junto aos órgãos competentes, visando minimizar os impactos das enchentes nas comunidades ribeirinhas.
Na próxima semana, a partir do dia 25 de abril, técnicos da Defesa Civil Estadual devem chegar a Óbidos para analise de um decreto voltado a situação de emergência das enchentes no município.