Bom público comparece ao segundo domingo de pré-Carnapauxis realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Óbidos

Evento que antecede o período oficial do carnaval obidense é realizado em conjunto com blocos carnavalescos.

Seguindo a programação dos domingos de pré-carnaval em Óbidos, época em que tradicionalmente é realizado o “esquenta” para o Carnapauxis, o domingo (8) foi dedicado às crianças, com o “arrastão” do bloco Mirim Unidos do Umarizal.

O tradicional bloco do carnaval obidense saiu de seu reduto, no bairro de Lourdes, no início da noite, levando para as ruas da área central da cidade, um “excelente público”, segundo a avaliação dos organizadores.

Em razão do bloco ser dedicado às crianças, a Secretaria de Cultura e Turismo (Semcult), em conjunto com os blocos carnavalescos, definiu estratégias para garantir a segurança dos foliões mirins, como um percurso mais curto do “arrastão” e prioridade na área à frente do trio elétrico para as famílias que foram aproveitar o retorno da apresentação do Unidos do Umarizal, depois de dois anos.

A presidente em exercício do bloco, Milena Vieira, ressaltou a importância do retorno das crianças às ruas de Óbidos, no período carnavalesco. Um momento de confraternização das famílias.

“É muito bom ver as crianças fazendo novamente o bloco Mirim acontecer. Nosso bloco tem esse diferencial, famílias inteiras aproveitam para brincar o carnaval, se fantasiar, e de forma segura, brincar com crianças de todas as idades. Isso nos motiva a preparar uma apresentação especial no dia oficial do Carnapauxis”, disse a presidente.

O Mirim Unidos do Umarizal se apresentará oficialmente em 16 de fevereiro, no segundo dia de Carnapauxis, que será realizado pela Prefeitura de Óbidos no período de 15 a 21 de fevereiro, época em que os obidenses costumam dizer que, a cidade se transforma na “capital da folia na Amazônia”.

Crianças fizeram a festa no domingo de pré-carnaval em Óbidos.

Avaliação positiva

O segundo domingo de pré-carnaval em Óbidos, surpreendeu com o excelente público que participou da festa, a Semcult estima que mais de 5 mil pessoas tenham passado pela Praça da Cultura, no Centro da cidade, onde ocorre a concentração dos foliões.

A organização do evento destacou o bom funcionamento dos aparatos de segurança, equipes de socorrias, ordenamento de trânsito e de sonorização. O secretário de Cultura e Turismo em exercício, Luiz Carlos Queiroz, fez uma avaliação positiva.

“Apesar do público surpreendente, o que demonstra a força do nosso carnaval, nossas estratégias para a segurança do público, atendimento de saúde e ordenamento geral dentro e fora da Praça da Cultura, foram boas. É lógico que a cada domingo vamos pontuando o que precisa melhorar, para que o período oficial do Carnapauxis funcione sem grandes contratempos. Toda a administração municipal está empenhada para fazer um carnaval a altura da expectativa do público”, ressaltou.

No próximo domingo (15) será a vez do bloco Serra da Escama fazer a apresentação no pré-Carnapauxis.

Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO
Fotos: