Voltar Secretaria de Saúde de Óbidos renova estoque de medicamentos

A Secretaria Municipal de Saúde de Óbidos, no oeste do Pará, anunciou nesta sexta-feira (15), que mais de 95% do seu estoque de medicamentos foi reposto após a aquisição de um novo carregamento, em atenção às demandas apresentadas pela rede pública de saúde no município.

O anúncio foi feito durante entrevista concedida à imprensa na manhã de hoje. A secretária Nathália Rodrigues informou que o novo carregamento de remédios deve suprir as necessidades dos atendimentos pelos próximos três meses, levando em consideração as requisições que fazem parte dos atendimentos da atenção básica, atenção especializada (remédios controlados), e injetáveis de urgência e emergência.

“A aquisição desses medicamentos levou em consideração o nosso planejamento e foram adquiridos com recursos oriundos do Departamento de Média e Alta Complexidade (DEMAC), Fundo Municipal e da Farmácia Básica [programa do Governo Federal destinado para compra de medicamentos]. Todo esse processo de compra, chegada e acondicionamento dos remédios no almoxarifado foi acompanhando pelo Conselho Municipal de Saúde”, explicou Nathália.

Outros carregamentos com os demais pedidos devem chegar ao município nos próximos dias, totalizando assim 100% da demanda da rede municipal de saúde. O atraso na chegada do restante dos pedidos é ocasionado por problemas de logística no transporte, segundo a secretária.

Mais Médicos

Na oportunidade, Nathália anunciou que sete médicos brasileiros, formados no exterior, devem chegar no início do mês de abril ao município, por meio do programa Mais Médicos do Ministério da Saúde. Eles serão distribuídos entre as UB’S da cidade e no interior do município, normalizando assim os atendimentos da rede básica.

Laboratório Municipal

A previsão para o retorno do funcionamento do Laboratório Municipal é para as próximas semanas, segundo a titular da secretaria de saúde. Os serviços retornarão com a oferta de exames básicos, que podem ser realizados com os insumos já existentes de forma manual sem o auxílio de equipamentos.

No dia 26 de março deve ser realizado o processo licitatório para o aluguel dos equipamentos que auxiliarão nos exames mais complexos.