Prédio do antigo porto da CDP foi adaptado para atender a demanda da cidade e do interior.
Devido ao aumento do atendimento de pessoas com síndromes gripais registrado na rede pública de saúde de Óbidos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), resolveu reativar a unidade descentralizada de saúde. Os atendimentos estratégicos foram retomados nesta quinta-feira (14).
O objetivo é garantir o atendimento a demanda livre e desafogar a procura nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, que estavam sobrecarregadas com o aumento de casos de gripe.
A unidade está funcionando no antigo porto da Companhia Docas do Pará (CDP) na rua Siqueira Campos, no Centro de Óbidos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 14h às 18h. O local escolhido facilita a oferta do serviço à população ribeirinha.
Devem buscar pelo serviço pessoas com febre, dor de garganta, dor de cabeça, calafrios, tosse, coriza e alterações no olfato ou paladar. Em crianças, além dos sintomas citados, é comum também a obstrução nasal.
“A prefeitura está disponibilizando para a população testes que detectam a Covid-19 e atendimento médico para quem positivar para a doença. Pacientes com sintomas leves de gripe podem procurar pelo atendimento aqui na antiga CDP, onde passarão por todo o procedimento necessário e caso testem positivo, receberão o receituário para a retirada dos medicamentos na farmácia central do município”, explicou a enfermeira Herbene Belicha.
A recomendação é evitar levar acompanhante, exceto em casos de atendimento infantil ou de pacientes idosos.
Os casos de maior gravidade, devem ser encaminhados diretamente para o Hospital Municipal José Benito Priante (24 Horas), localizado no bairro de Fátima.
Aumento de casos de Covid-19
Desde o mês de março os casos positivos da Covid-19 no município de Óbidos reduziram, chegando a ficar semanas sem o registro de novos casos, o que motivou, no mês de abril, a Prefeitura de Óbidos a flexibilizar a maioria das medidas preventivas.
Mas, desde a última semana do mês de junho, os casos da doença voltaram a crescer, o que preocupa os órgãos de Vigilância em Saúde.
Na primeira semana se julho, 34 casos positivos foram registrados, desses, 22 foram casos novos, e outros 29 pacientes estavam em monitoramento.
“Graças ao fato de a maior parte da nossa população já estar vacinada, os pacientes que testam positivo para Covid-19 não apresentam aqueles primeiros sintomas que nós víamos antes. No geral, a maioria apresenta apenas sintomas comuns de uma gripe mesmo”, ressaltou Herbene.
A Semsa orienta as pessoas que estiverem apresentando sintomas gripais, para que usem máscara e evitem o contato direto com outras pessoas, para evitar alta na taxa de transmissão do vírus.
Por:
Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO
Foto:
Divulgação/ ASCOM-PMO