O tradicional bloco trouxe “os mistérios da Bacuri” para o corredor da folia.

Neste domingo, 11, em Óbidos, capital da folia no oeste paraense, milhares de foliões lotaram as ruas estreitas do Centro Histórico da cidade, atrás do tradicional Bloco Xupa Osso.

Turistas e visitantes de várias cidades da região e de outros estados aproveitaram o domingo de carnaval para se encantar com as “estórias” de uma das ruas mais icônicas da cidade obidense, a Rua Deputado Raimundo Chaves, conhecida como “Bacuri”. A famosa via, morada de grandes personalidades da cidade, a mais falada ladeira de Óbidos localizada no Centro Histórico, se tornou palco do arrastão tradicional do domingo de carnaval. Em 2024 o “Xupa Osso” homenageou essa importante via, contando e cantando os mistérios desse lugar.

Entre os “contos” em que a Bacuri virou cenário no imaginário popular obidense, destaca-se o ouvir de vozes que chamam os caminhantes que por ela passam durante a madrugada, ou ainda, a famosa mulher que embalava o imaginário popular e assustava crianças: a Ribite, com suas pimentas na cabeça para espantar o mal olhado, era tida como feiticeira e “ai de ti” se te jogasse uma “pissica”!

Mistérios que ecoam pelo tempo, permanecendo vivos na memória do povo pauxiara.

Pelo segundo ano consecutivo a jovem Amanda Tavares, conduziu o estandarte do bloco pelo corredor da folia e descreveu o amor pelo Xupa Osso.

Amanda Tavares, porta-estandarte do Bloco Xupa Osso.

“Eu estou muito grata pelo convite do meu bloco do coração. É o meu segundo ano desfilando no Xupa Osso, foi muito emocionante, espero que as pessoas tenham gostado do bloco nas ruas, porque tudo foi pensando com muito carinho e amor pela nossa cultura. Descemos a ‘Bacuri’ contando um pouco das nossas lendas e da nossa história. Valeu Xupa Osso, eu te amo demais”, pontuou a porta-estandarte, Amanda.

A chegada da comissão de frente acompanhada de uma multidão no “Fobódromo” foi emocionante. A maior manifestação cultural obidense tem no Bloco Xupa Osso um de seus maiores difusores fora dos limites do município, o bloco carrega em si, não apenas a alcunha de quem nasce em Óbidos, mas também, a marca pauxiara de promover a festa mais democrática da Amazônia, o Carnapauxis.

A presidente do bloco, Nathália Silva, agradeceu a todos pelo maravilhoso espetáculo vivenciado no domingo de carnaval em Óbidos.

“Acima de tudo eu sou fã do bloco, fã da minha cidade [de Óbidos]e apaixonada pelo Carnapauxis. Ver essa multidão que gosta do bloco e brinca nosso carnaval, desperta um sentimento de amor completo que supera todos os desafios enfrentados. O sentimento de dever cumprido é mínimo, perto da felicidade de ver que a gente conseguiu colocar o bloco na rua”, finalizou a presidente.

Agenda

O Carnapauxis segue nessa segunda-feira, 12, com a apresentação do Bloco Unidos do Morro, animando e empolgando os foliões no penúltimo dia de carnaval.

Por: Marcos Cantuário/Ascom-PMO

Fotos: Odirley Santos/Ascom-PMO