Delegação obidense é composta por mais de 100 atletas divididos em cinco modalidades.
A etapa do Baixo Amazonas dos Jogos Abertos do Pará (Joapa) foi aberta oficialmente na noite de quinta-feira (17), no município de Monte Alegre, com a cerimônia de abertura realizada no Ginásio do “Curaxi”. O momento foi marcado pelo juramento dos atletas e pelo acendimento da pira olímpica, com as presenças das delegações de Almeirim, Alenquer, Curuá, Itaituba, Santarém, Óbidos e do município sede.
Em 2025, o Joapa chegou à 14ª edição, e pela primeira vez, Monte Alegre sedia a fase regional dos jogos abertos, realizado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
Óbidos manteve a tradição de enviar atletas para os jogos. Neste ano, a delegação conta com 103 atletas que vão disputar as categorias masculino e feminino de futsal, voleibol, handebol, futebol de areia e tênis de mesa.
Jalico Aquino, secretário de Esporte e Lazer, destacou na abertura do evento a importância do Joapa para o desenvolvimento do esporte de Óbidos.
“É o momento de agradecermos o esforço dos nossos atletas e da gestão municipal para enviar a nossa delegação. Esses jogos motivam nossos atletas e dão o ânimo necessário para que as modalidades desenvolvam no nosso município. Temos a expectativa de um excelente desempenho das nossas seleções com a possibilidade clara de alcançarmos grandes resultados na edição deste ano do Joapa”, disse Jalico.
Monte Alegre representa para muitos atletas a primeira experiência com uma competição de alto nível, como é o caso de Jurandir Batista, que integra a seleção de handebol de Óbidos.
“Pra mim é uma grande honra. Os atletas mais antigos me incentivaram e me ajudaram a chegar até aqui. Estou pronto para representar Óbidos e defender a nossa bandeira”, ressaltou Jurandir.

Jurandir Batista estreou no Joapa após oportunidade dada pela Secretaria de Esporte e Lazer com incentivo dos atletas veteranos.
Eliene Amorim, da seleção de handebol feminino, lembrou da preocupação com a preparação para que as seleções representem Óbidos à altura e alcance bons resultados.
“Óbidos se preparou muito para estar nesses jogos e conquistar as vitórias que são o nosso grande objetivo nessa primeira fase. Estamos confiantes para trazer o ouro dessa vez para a nossa cidade. O coração está a mil, mas a mente e o corpo estão focados”, assegurou a atleta.
Incentivo ao esporte
O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), atuou diretamente na fase de treinamentos das seleções e providências para os exames clínicos de todos os atletas, para a admissão nos jogos.
Além disso, a Semel concedeu uniformes padronizados para os atletas e para as comissões técnicas, além da logística para o deslocamento até Monte Alegre, com aparato de enfermagem, medicamentos, fisioterapeuta e equipe de apoio.
Por:
Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO
Fotos:
Divulgação/ ASCOM-PMO