Semma participa de reunião da Mesa Quilombola em Óbidos para debater demandas ambientais.

0

Na manhã desta sexta-feira, 10 de setembro, representantes de sete associação quilombolas de Óbidos e representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) estiveram reunidas no Salão Paroquial em mais um encontro da Mesa Quilombola, um espaço de diálogo participativo entre associações quilombolas e representantes do poder público e instituições de direito.

De acordo com Douglas Sena, assessor quilombola na Diocese de Óbidos, a Mesa Quilombola tem por objetivo dar encaminhamento das demandas das associações junto ao poder público e conta com a participação do Ministério Público do Estado no apoio das demandas sociais.

O diretor administrativo da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Óbidos (Arqmob), Marcelino Sena, nesta reunião foram debatidas pautas voltadas ao meio ambiente como regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), ações de fiscalização e enfrentamento à queimadas e desmatamento.

Segundo a secretária de Meio Ambiente de Óbidos, Maria José Figueira, a participação da Semma na Mesa Quilombola foi uma oportunidade para atualizar informações quanto aos procedimentos, autorizações e ações desenvolvidas pela Semma no município além de estreitar parceria junto às associações quilombolas.

Além de Óbidos as mesas quilombolas são realizadas em Oriximiná e Alenquer. Em Óbidos existem seis territórios quilombolas, 18 comunidades, aproximadamente 10 moradores. Ao todo são sete associações quilombolas Arquica, Acornecab, Arquipa, Arquimim, Acorneap, Arqcongspab e Arqmob.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade