Ao todo, mais de 120 profissionais devem participar do planejamento realizado em três dias.
O ano letivo da rede municipal de ensino de Óbidos está na segunda etapa de preparação antes do início das aulas. Após o período de matrículas, os profissionais estão participando do Planejamento Pedagógico Coletivo (PPC), realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), com diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos lotados nas escolas da cidade do interior.
O PPC iniciou na terça-feira (28) no auditório da Escola Municipal Dr. Raymundo Chaves, no bairro Cidade Nova, e segue até a quinta-feira (30), com discussões acerca do tema central: “Identidade cultural e as relações socioeducacionais com ênfase na diversidade, equidade e inclusão no ensino de Óbidos”.
Essa modalidade de planejamento é eficaz para organizar as atividades e conteúdos que serão apresentados ao longo do ano letivo, envolvendo a participação de vários educadores. O método serve para melhorar a qualidade do ensino, promover o diálogo e a integração entre os profissionais, além de permitir a construção de atividades que atendam a realidade de cada comunidade escolar.
A secretária de Educação, Maria Zilda Bentes, explica que o objetivo é definir com os profissionais da rede municipal de ensino as prioridades para a educação no ano de 2025.
“Nós precisamos priorizar o que é mais importante para o desenvolvimento dos nossos alunos. Vamos criar metodologias de ensino que estimulem os nossos alunos a estarem na escola. Que ele vá para a escola porque ele quer estar lá. Por isso vamos discutir a implantação de várias metodologias de ensino nesses dias de PPC [Planejamento Pedagógico Coletivo]. Vamos definir a criação de estratégias para melhorar cada vez mais o ensino de Óbidos”, ressaltou a secretária de educação.
Ao todo, devem participar dos três dias de planejamento 59 gestores escolares entre diretores e vices, e 62 coordenadores pedagógicos, que entre outras pautas, vão ser apresentados ao novo calendário escolar, aos critérios de avaliação do Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), e aos questionários do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
A Semed também já definiu o planejamento estratégico para realizar o 3º Circuito Formativo dos Gestores, Coordenadores Pedagógicos e Educadores, que terá como foco principal a instrumentalização dos profissionais de ensino para utilizarem os conteúdos cobrados nas avaliações do Saeb, nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas.
Em Óbidos, o ano letivo começa no dia 10 de fevereiro para as unidades de ensino localizadas nas zonas urbana e rural (área de terra firme).

Durante três dias de planejamento mais de 120 profissionais devem participar do processo de elaboração.
Por:
Ana Paula Silva e Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO
Fotos:
Odirlei Santos/ ASCOM-PMO