A Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (Semab), organizou uma ação emergencial de doação de manivas de qualidade genética e fitossanitária para agricultores afetados pela forte estiagem no município, via Programa Maniva-Tapajós.
No município de Óbidos, assim como em toda a região amazônica, o período de plantio de maniva em 2023 (outubro a dezembro) foi atingido severamente pela forte seca, em razão do fenômeno “El Niño”. Os agricultores, em geral, foram obrigados a realizar mais de dois replantios de maniva em suas áreas, e muitos deles, não conseguiram mais obter o material genético vegetativo para essa atividade, devido ter ficado escasso na região.
Os agricultores contemplados assinaram “termo de doação” no ato da entrega dos feixes de maniva para realizar o replantio de suas áreas, aproveitando a ocorrência de chuvas na região.
O programa
O Programa Maniva-Tapajós foi implementado em Óbidos desde março do ano 2023, no trajeto que interliga as comunidades de Curumu, Pedra Branca e Arapucu. Das áreas pioneiras plantadas, recentemente foram colhidas novo material genético de maniva de mandioca para distribuição e plantio em novas áreas preparadas de outros agricultores cadastrados e assistidos pela equipe técnica da Semab.
Prefeitura de Óbidos
Tempo de Cuidado e Trabalho