Semab participa de projeto sobre empreendedorismo com alunos do 9º ano da Escola São Francisco

0

Estudantes construíram uma horta, onde serão plantados legumes que serão usados na merenda escolar.

Um espaço antes sem uso, na área externa da Escola Municipal São Francisco, no bairro de Lourdes, em Óbidos, foi organizado para dar lugar à uma horta, que além de servir como uma espécie de laboratório para os alunos do 9ª ano do Ensino Fundamental, ajudará a melhorar a qualidade da merenda escolar.

Esse é o mais novo resultado do projeto “Empreendedorismo na Escola”, realizado com alunos do 6º ao 9º ano, de forma interdisciplinar, repassando conhecimentos diversos com o intuito de expandir as habilidades e competências dos estudantes para um mundo em constante transformação.

Com o apoio dos técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (Semab), os estudantes realizaram o plantio de legumes, que muito em breve, serão colhidos e destinados à merenda escolar.

A professora Aldenice Moda, uma das monitoras do projeto, contou que o espaço recebeu limpeza, pintura nos muros e foi cercado, os serviços contaram com a participação dos alunos e de alguns pais, que ajudaram na construção das cercas, e doaram dinheiro para a estruturação das hortas.

“Cada turma ficou com um tema, pra fazer uma arte [que ilustra os muros do espaço], eles botaram a ‘mão na massa’ e todos participaram, com a ajuda dos pais, da direção da escola, além de contarmos com o suporte da Semab e do IFPA no repasse das técnicas de plantio e instalação do sistema de irrigação. No caso da Semab, recebemos também a doação de sementes”, disse a professora.

Professores monitores do projeto, acompanharam as apresentações dos trabalhos dos alunos.

O objetivo do projeto é repassar conhecimento, além do que é previsto no planejamento pedagógico das turmas, incentivando as próximas gerações que vão herdar a horta, para fins de conhecimento das técnicas de plantio e manutenção do espaço.

“Somos gratos ao apoio dado pela Semab, em especial ao servidor Jânio que sempre atendeu aos nossos chamados. Eles nos doaram terra, mudas, sementes e estiveram próximos dos alunos ensinando como fazer. Isso vai servir para as turmas de 9° ano que vão chegar em 2023, ou seja, um projeto que vai ter continuidade”, comemorou a diretora da escola, Bárbara Aquino.

Para a aluna Amanda Almeida, o projeto mais que levar para fora da sala de aula as turmas do 9º ano aproximou professores dos estudantes, com a troca constante de conhecimento.

“A gente sentiu uma proximidade maior dos professores com a gente, e até de alguns colegas que costumam não se envolver muito nas atividades. Foi muito mais que conhecer sobre plantio, horta e desenvolvimento do que foi plantado, foi muito importante pra união das turmas”, destacou.

Hortas foram construídas com sistema de irrigação, com apoio de técnicos da Semab.

O resultado final foi apresentado na manhã de terça-feira (11), com a presença dos estudantes de quatro turmas do 9º ano, com a participação dos professores monitores do projeto: Aldenice Moda, Carlos Lopes, Ronicley Marinho, Edsérgio Moraes, José Guilherme, Sidomar e Cristina.

Por:
Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO
Fotos:
Divulgação/ Vander Andrade/ ASCOM-PMO

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade