A iniciativa tem como objetivo alavancar as pequenas produções que foram afetadas pela forte estiagem.
Priorizando a segurança alimentar e a geração de renda para a agricultura familiar, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (SEMAB), está promovendo a distribuição de sementes de milho certificada, para atender a demanda de agricultores com interesse no cultivo.
As doações acontecem no período propício para o plantio, já que as chuvas intensas na região favorecem o início do cultivo. Além da doação de sementes, a SEMAB garante orientação técnica, para que os produtores façam o manejo adequado no processo de plantio.
O secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, Roberto Pinedo, explica que essa é uma iniciativa que pretende estimular o cultivo do milho e de outras espécies agrícolas.
“Queremos diversificar a produção da agricultura familiar em nosso município. Tivemos um período de seca muito rigoroso e por isso muitas plantações se perderam, por falta de água mesmo. Estamos doando essas sementes para ajudar a recuperar essas áreas produtivas, e ao mesmo tempo incentivando que os nossos agricultores plantem outras espécies como feijão, mandioca e outras tantas opções de frutas e verduras que podem ajudar na renda e alimentação desses agricultores”, explicou Roberto.
A semente de milho doada é a BNS Bandeirante, indicada por especialistas para o plantio em todas as regiões do país, por ter a característica apropriada para atender a necessidade de consumo tradicional dos agricultores como espiga verde, silagem e grão seco.
Os produtores beneficiados estão cadastrados no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), e receberam 4 kg de sementes cada um, após a assinatura do termo de doação no ato da entrega.
Nos próximos dias, novas entregas serão realizadas, estimulando o desenvolvimento da agricultura familiar em todas as regiões do município de Óbidos.
Por:
Érique Figueirêdo/Ascom-PMO
Fotos:
Odirlei Santos/Ascom-PMO e divulgação SEMAB