Para o acesso ao “pacote tecnológico” é primordial que os agricultores se mantenham organizados nas comunidades rurais, desonerando os investimentos.

Na segunda fase de atuação da parceria entre a Prefeitura de Óbidos e o Programa Maniva-Tapajós, novos cadastros de agricultores familiares se somaram à iniciativa que busca fortalecer o cultivo e produção de mandioca no município, principalmente em áreas de solos degradados visando a diminuição de abertura de áreas com cobertura florestal no município.

Para isso, a adoção de equipamentos e insumos agrícolas são necessários e indispensável na preparação das áreas, assim como de assistência técnica contínua. No último final de semana (sexta-feira e sábado), a equipe da SEMAB acompanhou ações de limpeza mecanizada de áreas e calagem do solo, nas comunidades de Curumu, Pedra Branca e Arapucu.

A limpeza consistiu na remoção da vegetação fina e de tocos, para melhor condição no arado do solo e de plantio. Já a calagem, refere-se à aplicação de calcário na área para diminuir a acidez do solo e o fornecimento de cálcio e magnésio que favoreceram no adequado crescimento e desenvolvimento dos cultivos.

Por: Marcos Cantuário/Ascom-PMO

Fotos e informações: Semab