SEMA APREENDE MAIS UMA EMBARCAÇÃO NA CIDADE DE ÓBIDOS

0

A Secretaria de Meio Ambiente – Sema de Óbidos, apreendeu na madrugada desta quarta-feira (22), uma embarcação vinda da cidade de Manacapuru do estado do Amazonas que fazia transporte de pescado. Segundo agentes de fiscalização da Sema, os responsáveis pela embarcação não apresentaram o Guia de Trânsito da carga, por esse motivo, a embarcação foi conduzida para o porto de Óbidos, ficando à disposição dos órgãos de fiscalização.
No primeiro momento, os ocupantes da embarcação, informaram aos fiscais, que se tratava de aproximadamente 04 toneladas de Jaraqui. Assim que os agentes tiveram contado com a carga, perceberam que o pescado não estava em boas condições para comercialização e posterior consumo. A Sema acionou a vigilância sanitária que comprovou que os Jaraquis já estavam estragados.
Segundo Nildo Queiroz – Secretário Adjunto de Meio Ambiente, após algumas horas de conversa, o comandante da embarcação, confessou que o Jaraqui era só pra despistar a fiscalização, que a carga principal eram 08 toneladas de Pirarucu que estava escondida embaixo do Jaraqui.
O Pirarucu está proibido pelo defeso no estado do Pará até o dia 31 de maio. No estado do Amazonas a pesca do Pirarucu é proibida o ano inteiro, podendo ser realizada em criatórios dentro do plano de manejo e com declaração.
Nildo Queiroz, informou que diante do fato, a embarcação foi autuada por não ter a Guia de Trânsito de 01 tonelada e meia de Jaraqui e por transportar 08 toneladas de Pirarucu, pescado protegido pelo período do defeso.
O pescado apreendido será distribuído a população de Óbidos por meio de associações e entidades filantrópicas.

Prefeitura de Óbidos/ASCOM

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade