Reunião fortalece o setor cultural ao discutir demandas que devem integrar o plano de ação municipal.
A Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), deu prosseguimento à construção do plano local da Lei Aldir Blanc 2.
Em reunião realizada na noite de quarta-feira, 03, no auditório da Casa de Cultura, dezenas de fazedores de cultura de vários segmentos contribuíram com sugestões para o programa municipal. O ato serve para que a instituição pública conheça a demanda dos setores artístico e cultural.
O cantor obidense Adílio Cione, ressaltou a importância de participar desse momento de discussão e de construção do plano municipal de fomento à cultura.
“Para nós artistas é muito importante essa participação, por que esse incentivo [da lei Aldir Blanc 2]é uma forma de melhorarmos nosso trabalho. Estar junto dessas discussões faz parte desse caminho até a contemplação dos projetos”, disse.
A Lei Nº 14.399/2022 (Lei Aldir Blanc), foi instituída em julho de 2022 com o intuito de fomentar a cultura nacional e apoiar estados, distrito federal e municípios, durante 5 anos, com início em 2023. A consulta à sociedade civil é um dos princípios básicos para a aplicação dos recursos.
“A gente teve esse momento de compartilhar nossas histórias, de discutir e falar das nossas dificuldades, então essas oitivas são de extrema importância para traçar metas futuras enquanto artista e fazedor de cultura”, enfatizou Patrik Siqueira, dançarino e coreógrafo.
De acordo com Gracivaldo Andrade, secretário em exercício da Semcult, o município deve realizar mais uma oitiva e posteriormente lançar os editais de chamamento público coletivo e de projetos individuais.
“Nós tivemos um público muito bom nessa segunda oitiva da lei Aldir Blanc 2, isso é uma resposta ao trabalho que a gestão do prefeito Jaime Silva vem fazendo para alcançar o máximo possível de fazedores e fazedoras de cultura do nosso município. Teremos ainda uma terceira oitiva, e aí vamos finalizar essa fase, para então lançarmos os editais para contemplar esses projetos”, informou o secretário.
A Semcult planeja lançar os editais de fomento à cultura ainda neste mês de abril. A análise dos projetos inscritos deve acontecer em maio, posterior à essa etapa, serão divulgados os projetos aprovados.
Por:
Marcos Cantuário/Ascom/PMO
Fotos:
Semcult