Secretaria de Saúde de Óbidos promove ação de conscientização sobre prevenção das IST’s

0

O “Bloco da Prevenção” percorreu ruas do Centro da cidade chamando a atenção da população para a necessidade do uso de preservativo.

Com a proximidade do período oficial do Carnapauxis 2023, que será realizado de 15 a 21 de fevereiro em Óbidos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Testagem e Conselhamento (CTA) e do departamento da Atenção Básica promoveu o “Bloco da Prevenção” para chamar a atenção da população para a necessidade de se prevenir contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

O bloco de carnaval formado por servidores da Semsa percorreu o Centro da cidade acompanhado do ícone do carnaval obidense, o “Mascarado Fobó”, abordando os transeuntes e comerciantes repassando orientações e entregando preservativos.

A ação faz parte da estratégia da Semsa para ampliar os serviços e atendimentos da secretaria no período carnavalesco.

O agente de vigilância em saúde, Claumir Gomes, explicou que o Bloco é apenas a primeira de uma série de ações que serão realizadas.

“Vamos ter muitos dias de festa então a gente está vindo pra mostrar pra população que a gente tem que se divertir, sem deixar de se prevenir, principalmente por meio do uso de camisinha. Vem muita gente de fora, o momento é de alegria e por vezes as pessoas se descuidam”, disse Claumir.

A camisinha masculina ou feminina segue como método mais eficaz para evitar infecções que podem ser transmitidas durante o ato sexual, como a sífilis e o HIV, além de evitar a gravidez indesejada.

Além do “Bloco da Prevenção”, a Secretaria de Saúde vai levar as ações de conscientização para o evento de inauguração da Praça da Orla, na próxima terça-feira (14), além da barraca da saúde, que ficará fixa no “Fobódromo” no período do “Carnapauxis”.

Por:
Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO
Fotos:
Divulgação/ Odirlei Santos/ ASCOM-PMO

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade