Secretaria de Cultura incentiva lançamento de livro que narra a trajetória dos judeus em Óbidos

Obra é resultado de cinco anos de pesquisa da professora obidense Fabiana Fábio.

A história da migração de famílias de origem judaica para Óbidos, no oeste do Pará, os esforços para a manutenção da cultura, e a adaptação dos judeus a região Amazônica, nortearam os cinco anos de pesquisa realizada pela professora e historiadora Fabiana Gomes Fábio, que lançou na noite de terça-feira (25) o livro “Judeus em Óbidos, na Amazônia: imigração, história e ressignificação”.

Uma cerimônia realizada no auditório da Casa de Cultura, com a presença de autoridades, integrantes da comunidade judaica, descendentes, admiradores, amigos e convidados, marcou o lançamento do livro.

O momento também foi reservado para prestar homenagens a importantes nomes da comunidade judaica local, entre eles, Fortunato Chocron, que teve grande atuação no ramo empresarial em Óbidos, e faleceu em dezembro do ano passado.

Representantes da família Chocron, receberam as homenagens prestadas ao patriarca da família.

O livro “Judeus em Óbidos, na Amazônia: imigração, história e ressignificação”, narra a imigração, vivência e ressignificação de judeus em Óbidos, relacionando as razões desse movimento para a Amazônia, por meio de documentos, fotos, publicações em jornais, monumentos, arquivos pessoais dos judeus, e entrevistas com integrantes dessa comunidade, ainda ativa na margem esquerda do Rio Amazonas.

A obra detalha como o segmento judaico revestiu-se de ressignificação, formulando um entrosamento e fortalecimento desses sujeitos como grupo, que organizaram uma comunidade judaica, festejavam as principais páscoas, ritualizavam seus mortos, deixando como legado, tecidos sociais e símbolos de resistência do judaísmo.

“Desejo que esse dia ele fique pra nossa história, e que venha a partir daí, mitigar novas propostas de incluir a história dos judeus na disciplina História de Óbidos. Agradeço a prefeitura de Óbidos, principalmente no tombamento de cemitério judaico. É um dia histórico pra Óbidos, pra nossa sociedade e para essas famílias, que hoje se sentiram valorizadas e integradas na sociedade obidense”, disse a autora Fabiana Gomes Fábio.

Durante o lançamento da obra, as famílias judaicas anunciaram a doação de um exemplar para cada unidade de ensino de Óbidos, uma forma de agradecer pelo reconhecimento do trabalho e legado construído pelos judeus.

“A obra ela é fidedigna. Fato curioso que até conhecimentos da nossa própria família [Belicha], que não tinha, a gente passou a ter. Então, parabéns à Fabiana. Aproveito para agradecer ao prefeito Jaime, por ter agilizado o início do processo de tombamento do cemitério judaico, que será o primeiro do Pará a ser reconhecido como patrimônio cultural”, lembrou José Jayme Belicha, representante do Centro Israelita do Pará (CIP).

Leão Azulay, representante do Centro Israelita do Amazonas (CIAM), também parabenizou o trabalho de pesquisa detalhado, importante para a manutenção e valorização da cultura judaica na Amazônia.

“Parabenizar a professora pelo excelente trabalho de pesquisa que ela fez sobre esses heróis, esses judeus que viveram e vivem até hoje aqui em Óbidos, mantendo as tradições judaicas seculares, todinhas, até hoje”, ressaltou.

Auditório da casa de cultura ficou lotado para o lançamento do livro “Judeus em Óbidos, na Amazônia: imigração, história e ressignificação”.Durante a cerimônia de lançamento, foi anunciado que a obra servirá como base no processo de reformulação do componente curricular História de Óbidos, dada a importância da pesquisa e da obra produzida pela escritora obidense.

“É uma homenagem justa a esse legado deixado pelos judeus em Óbidos, de perseverança, insistência, de empreendedorismo e visão de futuro, características desse povo de Deus. Por isso agilizamos o início do processo de reconhecimento, do cemitério deles, como patrimônio histórico, e vamos adotar outras medidas para a preservação dessa cultura entre nós”, garantiu o prefeito.

O lançamento do livro contou com momentos de interação com os costumes e a cultura judaica, por meio da exposição denominada “História e Cultura Judaica em Óbidos” que iniciou na segunda-feira (24), com objetos e registros que fazem parte dos costumes e da história das famílias ao longo de mais de 100 anos de presença na cidade obidense.

Autoridades e representantes de entidades, prestigiaram o lançamento da obra.

Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO
Fotos: