Representantes do Instituto Rodrigo Mendes visitam escolas de Óbidos para acompanhar o desenvolvimento de projetos pedagógicos 

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Rede municipal de ensino local foi a única selecionada no norte do Brasil para elaboração de políticas de formação em educação inclusiva.
Representantes do Instituto Rodrigo Mendes chegaram a Óbidos nesta quinta-feira (17) para acompanhar o desenvolvimento do projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”, que está sendo implantado em 10 escolas da rede municipal de ensino, desde o mês de abril, quando iniciou a formação ministrada para professores da sala regular, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), gestores escolares/coordenadores e técnicos da rede municipal.
O projeto potencializa políticas públicas locais que proporcionem uma educação de qualidade para todos, com ênfase no atendimento de estudantes com deficiência, transtornos do espectro autismo e altas habilidades/superdotação.
Em Óbidos, cada uma das 10 escolas que fazem parte da iniciativa, desenvolveram um projeto de educação inclusiva, a partir da realidade local, que os representantes do instituto estão conhecendo in loco.
A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Professor Manuel Valente do Couto, localizada no bairro Santa Terezinha, foi a primeira a ser visitada pela equipe, que conheceu de perto as atividades do projeto “Escola e Família: uma parceria para alavancar a educação inclusiva na escola”, que ressalta a importância das relações entre família e escola, para a construção do conhecimento de crianças com deficiências.
“Nós percebemos na nossa comunidade que as famílias participavam pouco do aprendizado dos estudantes, e como a nossa escola é voltada para inclusão de todos, visando a igualdade e o respeito, nós fizemos essa interação entre a família e a escola, para que os familiares participassem assiduamente do processo de aprendizagem dos nossos educandos. Nós já avançamos muito nesse sentido desde que iniciamos esse trabalho a partir da formação que nossos professores receberam”, explicou a diretora da escola, Alegria Hamoy.

Toda a comunidade escolar Manuel Valente do Couto participou da apresentação do projeto aos representantes do instituto.

A formação do “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”, finalizou sua primeira etapa no final de junho. Em Óbidos, desde abril, foi apresentado um panorama completo, com o histórico e a evolução das leis relacionadas à inclusão no Brasil e no mundo; exemplos práticos de como elaborar um planejamento pedagógico, educação física inclusiva, entre outros temas.
O próximo passo do projeto é assessorar a Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para que seja efetivada uma política pública de atendimento aos estudantes com deficiência nas escolas, que será subsidiada por uma pesquisa sobre os impactos gerados pelos projetos.
“A gente acredita que todo mundo tem que estar na escola comum, todo mundo estudando junto, tendo as suas particularidades respeitadas e atendidas. Então, a proposta é promover uma educação inclusiva, de qualidade que todos estejam na sala comum”, ressaltou Katia Cibas, que atua na coordenação de formação do instituto.

Everlane Ramos (Semed), Andréa Gonçalves (IRM), Alegria Hamoy (Manuel Valente do Couto), Etelvino Paiva (Semed) e Katia Cibas (IRM).

A diretora de ensino e aprendizagem da Semed, Everlane Ramos adiantou que todos os projetos realizados em Óbidos serão apresentados em um evento, na sexta-feira (18).
“A partir das 8h30 estaremos com todos os cursistas da rede municipal que participaram do projeto para apresentar aos representantes do Instituto Rodrigo Mendes a aplicação e a evolução das nossas iniciativas com foco na educação inclusiva. Estamos muito orgulhosos de Óbidos ser o único município do norte a ser contemplado pelo projeto Alavancas e estamos empenhados em transformar a nossa educação”, disse.
O projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”, do Instituto Rodrigo Mendes, é realizado com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Movimento Bem Maior e do Instituto Ambikira.

Por:
Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO
Fotos:
Odirlei Santos/ ASCOM-PMO

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