Produtores que aderiram ao PAA participam de reunião com a Prefeitura de Óbidos; 33 agricultores se cadastraram no município

0

O Programa de Aquisição de Alimentos promove a segurança alimentar e incentiva a agricultura familiar.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio do Comitê Municipal do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), realizou, na manhã desta terça-feira (20), uma reunião no auditório da Casa de Cultura com os produtores que formalizaram o cadastro no Programa, finalizando a primeira etapa do processo destinada à apresentação do PAA aos agricultores, apoio para organização da documentação exigida e assinatura de cadastros que serão analisados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

O PAA tem a finalidade de promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Por meio dele, é possível viabilizar a compra direta de alimentos para destinação a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Em Óbidos, a aquisição dos alimentos está sendo feita por meio da Semdes, com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (Semab), que presta assistência técnica aos produtores, além de emitir o Cadastro de Agricultores Familiares (CAF), o que possibilita o acesso às políticas públicas de apoio e fomento, garantindo a venda para merenda escolar e para o PAA, além de dar acesso ao crédito, benefícios sociais do INSS e aposentadoria.

Prefeito Jaime Silva participou da reunião com os agricultores.

Roberto Pinedo, secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Óbidos, destacou a necessidade do acompanhamento técnico aos agricultores para fortalecer o segmento e garantir a qualidade dos produtos comercializados.

“Esse momento é importante para ratificarmos a continuidade desse trabalho que está sendo feito com as nossas famílias produtoras. A Semab está trabalhando cada vez mais para que a produção familiar cresça em nosso município e esse programa é fundamental nesse processo. Agora, com a possibilidade da emissão do CAF estamos certos de que novos fornecedores estarão aptos a realizar vendas em breve”, destacou.

Ao todo, serão investidos R$ 375.666,93 mil, divididos entre 33 produtores cadastrados em Óbidos, oriundos de comunidades rurais das áreas de terra firme e várzea. Entre eles estão 15 mulheres, assegurando 40% dos cadastros para elas, que trabalham com a agricultura, conforme determina o programa.

Na lista das vendas que serão feitas ao PAA, estão cerca de 50 produtos alimentícios da agricultura familiar, como explica a coordenadora do Comitê Municipal do PAA, Valdiléia Paiva.

“Faremos a compra desses produtos e é feita a doação simultânea para as famílias que se encontram em situação de insuficiência alimentar no município. Para que possam se alimentar melhor através desses produtos que serão comprados. Nós precisávamos ter 32 agricultores cadastrados e nós estamos com 33, superamos a nossa meta”, comemorou Valdiléia.

O prefeito Jaime Silva participou do encontro com os produtores e lembrou dos esforços da gestão atual para alavancar a agricultura familiar em Óbidos.

“Isso é uma forma de você gerar renda dentro do município. A prefeitura, a função dela, e dar condições, por meio dos certificados de Agricultura Familiar, que é o CAF, para que essas famílias possam legalmente vender o resultado das suas plantações, das suas produções. Isso é uma demonstração de como estamos no caminho certo, de como a gente se empenha pra que esses recursos chegue até a mão da população que mais precisa”, ressaltou o prefeito.

O Comitê Municipal do Programa de Aquisição de Alimentos de Óbidos, é composto pelas secretarias de Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Rural e Abastecimento, Educação, Saúde, equipe técnica da Vigilância Sanitária, e o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER/PA).

Por:
Érique Figueirêdo/ ASCOM/PMO
Foto:
Odirlei Santos/ Divulgação/ ASCOM/PMO

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade