A Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento – Semab, vem acompanhando com assistência técnica agricultores familiares das comunidades rurais, como forma de promover o desenvolvimento e fortalecimento da produção de alimentos agro e pecuários, a fim de oportunizá-los a comercialização em mercados que valorizam essa produção, bem como para que acessem programas de fomento produtivo.

“Nessa última semana, nas comunidades de Arapucu, Colônia Nazaré e Santa Lucia, a equipe técnica vistoriou as adequações realizadas nos empreendimentos de beneficiamento artesanal de filé de peixe e de casas de farinha, seguindo recomendações de exigências mínimas das normas de sanidade de alimentos. A vistoria também se estendeu em áreas de produção de hortas e agrofloresta de açaí”, informou o Secretário da Semab, Roberto Pinedo.

O secretário esclareceu que certificando as adequações e ajustes realizados, os produtores podem procurar obter o Selo de Inspeção Municipal (SIM) na SEMAB, com o qual se garante que o produto é de qualidade e de adequada procedência.

“Isto, evidencia a eficiência do serviço de assistência técnica e o interesse de produtores e produtoras em melhorar cada vez para comercializar em mercados que oferecem preços tabelados e com valores superiores; como é o caso do Programa de Alimentação Escolar (PNAE); o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), entre outros”, disse Roberto.

Mercados que valorizam a produção da agricultura familiar contribuem em estimular a formalidade produtiva e o investimento tecnológico para o aprimoramento na qualidade dos produtos, gerando assim emprego e renda no meio rural do município.

Por: Marcos Cantuário/Ascom-PMO

Fotos e informações: Semab