Prefeitura de Óbidos trabalha para a efetivação da política de assistência social.

Através da SEMDES a Prefeitura busca garantir direitos sociais a população.

Desde o início do governo Jaime Silva a Prefeitura Municipal de Óbidos por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, responsável pela efetivação da Política de Assistência Social, iniciou seus trabalhos com levantamento e visitas em conjunto com o Conselho Municipal de Assistência Social à rede socioassistencial, recursos humanos, equipamentos, materiais de consumo e financeiro. Em seguida realizaram a construção do Plano de Ação de Contingencia ao momento de Pandemia, promovendo qualificação e capacitação aos trabalhadores do SUAS.

Reuniões com técnicos, orientadores sociais, cadastradores do CADUNICO e Programa Bolsa Família, CMDCA, Conselho de Assistência Social e Conselho Tutelar foram realizadas. O objetivo foi seguir o plano de ação para perpetrar várias ações de Proteção Social Básica e Proteção Social Especial efetivada pelo CRAS I, Casa da Família em Santa Terezinha e CRAS II, Casa do Cidadão na Cidade Nova e pelo CREAS.

Vinculada a SEMDES o serviço de emissão de Carteira de identidade também está sendo realizado, bem como orientações e encaminhamentos a pequenos empreendimentos.

SEMDES na comunidade:

O problemas das enxurradas no Município de Óbidos nesse período do inverno é muito frequente, segundo a Secretária Aldanete Farias a secretaria esteve presente nas ações junto a Defesa Civil. “Nesse período podemos destacar que os nossos maiores desafios foram com os atendimentos aos benefícios eventuais e em situações de violação de direitos contra criança, adolescentes e idosos”, Frisou.

A Secretária também enfatiza que os atendimentos do CRAS/Equipe Volante e CADUNICO/Programa Bolsa Família tem sido exaustivo tanto no meio urbano como rural, porem muito gratificante quanto a importância de garantir os direitos e sanar os problemas dos beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada/BPC, “Nossos atendimentos são agendados, remotos e presenciais, seguindo todo protocolo da vigilância sanitária, já fomos no Distrito do Flexal, Matá, Silencio, Castanhanduba, Serrinha, Curumu e vamos chegar a todas as comunidades. Vale aqui ressaltar em todas as nossas ações levamos as orientações quanto a prevenção ao Corona Vírus, objetivando evitar a disseminação da COVI-19. Já a chegamos a atingir nessas últimas ações aproximadamente 1.000 pessoas”, finalizou a Secretária.

Além dos serviços presenciais, a secretária ainda disponibiliza a população contatos telefônicos para que os obidenses tenham acesso aos serviços da pasta: CRAS I (93) 991622675; CRAS II (93) 991605815; CADUNICO (93) 991608040; CREAS (93) 992090387, Conselho Tutelar (93) 991313724 e do agendamento para emissão de RG (93) 992329649.

É Prefeitura Municipal de Óbidos cuidando da Cidade e dos obidenses.

Texto: Rodrigo Rodrigues.
Fotos: Vander Andrade e SEMDES.