O presidente do TCMPA, Antônio José Guimarães, parabenizou o trabalho das prefeituras e fez uma referência ao município obidense, representado na oportunidade pelo prefeito Jaime Silva.
“Eu mando um abraço ao povo de Óbidos. Isso é muito importante, hoje em dia em relação a transparência, o Pará, assim como o Tribunal de Contas dos Municípios, pelo terceiro ano consecutivo é Selo Diamante. O Pará é o estado mais transparente do Brasil pela segunda vez. Então isso é importante porque demonstra o nosso cuidado com a informação e com as coisas que nós publicamos e fazemos, que temos que dar notícia para a nossa sociedade, principalmente dos municípios onde a administração atua. Então é com muito prazer que fizemos hoje a premiação de todos. Agradeço ao município de Óbidos por estar aqui presente e desejamos votos de êxito na continuidade dos trabalhos”, disse o presidente do TCMPA.
O Programa Nacional de Transparência Pública é uma iniciativa coordenada pela Atricon, em parceria com os Tribunais de Contas do Brasil, com o objetivo de padronizar, orientar e fiscalizar a transparência da Administração Pública. O programa avalia o nível de clareza e acessibilidade dos dados governamentais disponíveis para a população, garantindo que informações sobre gastos e ações dos órgãos públicos estejam sempre acessíveis.
A avaliação envolve etapas rigorosas: avaliação dos Portais de Transparência, quando os controladores internos de cada órgão verificam se os portais de transparência atendem aos critérios definidos pela cartilha “Acesso à Informação na Prática”. Este manual oferece diretrizes claras para cidadãos, gestores públicos e Tribunais de Contas.
A segunda etapa é voltada para a validação dos resultados, quando os técnicos dos Tribunais de Contas revisam as avaliações realizadas pelos controladores internos, assegurando a precisão dos dados antes da entrega dos resultados à Atricon.
E a terceira etapa é a de garantia de qualidade, quando a equipe técnica da Atricon realiza uma análise final para verificar a conformidade do levantamento com as normas de transparência pública.
Ao final deste ciclo, apenas as unidades gestoras que cumprem 100% dos critérios essenciais e atingem um nível superior a 75% em transparência recebem o Certificado de Qualidade, divididos entre as categorias Prata, Ouro e Diamante.
Na atual gestão, a Prefeitura de Óbidos conseguiu pela segunda vez a classificação Selo Diamante. Em 2022 o município também atingiu 100% dos itens obrigatórios.
Por:
Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO
Fotos:
Divulgação/ ASCOM-PMO