Programação aconteceu durante o evento de abertura da safra de castanha-do-pará na Unidade de Conservação “Flota Estadual Trombetas”.

No último sábado, 03, na Comunidade Jaramacaru, município de Óbidos, foi realizada a solenidade de abertura da safra de castanha-do-pará dentro da Unidade de Conservação “Flota Estadual Trombetas”. No evento, estiveram presentes diversas entidades públicas (municipais, estadual e federal) e, principalmente, a Associação Mista Agrícola Extrativista dos Moradores da Comunidade Jaramacaru e Região (ACAJE).

Na oportunidade, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), como órgão gestor da unidade de conservação de uso sustentável, promoveu apresentações de qualificação e fortalecimento da organização agroextrativista, assim como de ações que ajudam na conservação e sustentabilidade da bioeconomia amazônica, gerando renda e bem-estar para as comunidades locais.

A Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (SEMAB), foi convidada para informar e esclarecer sobre o CAF (Cadastro do Agricultor Familiar); que é o documento que identifica a categoria do extrativista, agricultor, pescador artesanal, assentado, quilombola, indígena, criador de gado, entre outros segmentos produtivos de base familiar.

CAF
O CAF é o instrumento para acessar as políticas públicas e oportunidades que buscam melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais. Também facilita a participação desses grupos nas iniciativas de qualificação, assistência técnica, a comercialização nos mercados institucionais, a preservação ambiental e de valorização da cultura local.

A Flota Trombetas é rica em recursos da biodiversidade amazônica e abrange territorialmente os municípios de Óbidos, Oriximiná e Alenquer. Respeitar as regras e acordos ambientais é uma necessidade neste período de colheita, como forma de ajudar a preservar o equilíbrio ambiental e a manutenção dos recursos naturais. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Óbidos também esteve presente no evento como parceira.

Por: Marcos Cantuário/Ascom-PMO
Fotos e informações: Semab