Prefeitura de Óbidos entrega sede da Secretaria Municipal da Mulher

No ato solene foi empossada a primeira secretária do novo órgão municipal.

O município de Óbidos conta agora com a Secretaria Municipal da Mulher (SEMM), o avanço significativo na execução de políticas públicas voltadas para a garantia e defesa dos direitos das mulheres obidenses, foi celebrado com a presença de centenas delas no evento solene realizado na noite de quinta-feira (28), que marcou o início das atividades do novo órgão municipal.

Na oportunidade, o prefeito Jaime Silva empossou a primeira secretária da SEMM, Cristiane Silva de Souza, advogada e ex-presidente da Câmara de Vereadores, com larga experiência em assessoria jurídica em órgãos públicos, e que será responsável pela condução da pasta.

“É desafiador ter que assumir uma secretaria pioneira, seremos exemplo para uma região inteira. Então é firme o desafio, mas é certo que estaremos aqui para que a mulher obidense se sinta acolhida, e saiba que ela pode ser múltipla e diversa, que ela vai ter um espaço na cidade de Óbidos pra desenvolver todo o seu potencial e ser acolhida, nas vezes em que for necessário ser acolhida aqui na nossa secretaria da mulher”, disse Cristiane.

Criada por meio da Lei Municipal Nº 5.919 de 10 de abril de 2023, a Secretaria Municipal da Mulher, tem por objetivo atuar na formação da consciência feminina dos seus direitos e deveres, geração de renda e enfrentamento da violência contra a mulher, propondo e executando medidas e atividades que visem a garantia dos direitos das mulheres.

A advogada Cristiane Souza, foi empossa como a titular da Secretaria da Mulher.

A SEMM será a responsável pela articulação com os demais órgãos municipais, estaduais e da União, para promover geração de emprego e renda para as mulheres, por meio de projetos, programas sociais e de outras iniciativas que mobilizem o setor privado.

“Nós acreditamos muito que esse lugar vai ser um lugar de transformação, um lugar de resgate, de paz onde as pessoas vão encontrar o que precisam. Sabemos que teremos um trabalho árduo pela frente. Temos muitas mulheres adoecidas, carentes que precisam de ajuda e nós vamos auxiliar. Vamos também incentivar a geração de renda, vamos intensificar os cursos de capacitação, porque essa secretaria veio para impactar essa cidade”, ressaltou a primeira-dama, Alice Silva, que foi uma das incentivadoras da criação do órgão.

Atividades iniciais

Serão ofertados atendimentos especializados por meio de profissionais do serviço social, psicólogos e assessoria jurídica, além de promover cursos para geração de emprego e renda.

A SEMM vai realizar encaminhamentos para o acesso aos serviços da saúde específicos para as mulheres, e o levantamento de dados estatísticos sobre o número de partos registrados nos hospitais locais, registro de agressões e outros crimes contra o público feminino.

Ainda nesse âmbito, por meio de uma equipe multiprofissional, a secretaria vai fazer o acompanhamento para o enfrentamento das situações de violência e de medidas protetivas determinadas pela Justiça.

O órgão municipal também vai fazer o levantamento da ocupação por mulheres no mercado de trabalho local e da média salarial das mulheres obidenses.

Auditório da sede da SEMM ficou lotado por centenas de mulheres que foram prestigiar o evento.

O prefeito de Óbidos, Jaime Silva, celebrou o início dos trabalhos da Secretaria da Mulher e definiu o momento como histórico para Óbidos.

“Eu estou muito feliz hoje, até porque é um ambiente de felicidade pela presença maior das nossas mulheres. Essa secretaria representa tudo aquilo que a mulher queria. Um espaço que ela pudesse conversar, que ela pudesse dialogar, falar das suas dores, dos seus problemas. Eu acho que já era tempo de nós termos esse olhar voltado pra mulher que sempre foi oprimida, que sempre foi violentada e eu acho que nós devemos isso às mulheres. Nosso governo está comprometido em aperfeiçoar todos os projetos desse órgão e expandi-lo para todo o nosso município”, garantiu o prefeito obidense.

Funcionamento

A sede da Secretaria Municipal da Mulher está localizada na Avenida Prefeito Nelson Sousa, sem número, bairro Cidade Nova.

Os atendimentos ao público serão realizados de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h.

Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO
Fotos: