Prefeitura de Óbidos consegue credenciamento de UBS para atender populações ribeirinhas.

Entre as etapas para o funcionamento da UBS Fluvial estão a aprovação junto aos órgãos responsáveis e legalização via Capitania Fluvial de Santarém.
A Prefeitura Municipal de Óbidos conseguiu nesta sexta-feira, 20 de agosto de 2021, a aprovação do credenciamento junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e 9° Centro Regional de Saúde, para o funcionamento da Unidade Básica de Saúde Fluvial com Saúde Bucal Dr. Felinto Marinho, que estava desde setembro de 2020 paralisada por falta de autorização de funcionamento.
O credenciamento via Governo do Estado é apenas uma das etapas para que a UBS Fluvial possa entrar em funcionamento conforme projeto aprovado junto ao Ministério da Saúde. De acordo com a resolução 006 de 20 de agosto a UBS devera ter entre a equipe multidisciplinar microscopista, técnicos de enfermagem, enfermeiro, farmacêutico e unidades de apoio e uma embarcação de pequeno porte.
Segundo Jaime Silva, aprovação e legalização da embarcação para Óbidos é um compromisso uma vez que vai beneficiar a população ribeirinha.
“Nós estamos providenciando primeiro a inscrição da UBS junto a Comissão Intergestores, que já deu OK, e agora estamos terminando de legalizar ela pra gente poder começar a atender a população ribeirinha, este é um processo complexo, e o credenciamento é um ganho muito importante pro município”, ressaltou o prefeito.
A UBS terá a missão de promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviço públicos de saúde para as populações ribeirinhas do município.
Prefeitura de Óbidos.
Tempo de Trabalho.