Acordo favorece a inclusão no Cadastro do Agricultor Familiar (CAF), que é o instrumento de identificação da categoria e é essencial para acessar diversos benefícios proporcionados pelas políticas públicas.
A Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semab), visando levar assistência técnica e extensão rural para a Associação do Projeto de Assentamento Agroextrativista – PAE Três Ilhas, na região de várzea do município, celebrou um termo de assistência técnica com a associação na quinta-feira, 07, na Comunidade Ilha do Carmo.
Estiveram presentes na reunião, os moradores daquela área, o secretário da Semab, Roberto Pinedo, o vereador Robson Souza e o prefeito Jaime Silva. A iniciativa tem como objetivo atender às unidades familiares da Associação com os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), garantindo o princípio de gratuidade, qualidade e de caráter continuado para o desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar no município.
Inicialmente, as unidades familiares da associação precisam do Cadastro do Agricultor Familiar (CAF), que é o instrumento de identificação da categoria e é essencial para acessar diversos benefícios proporcionados pelas políticas públicas e outras oportunidades que buscam aprimorar e fortalecer as atividades produtivas, fonte de renda das famílias e a melhoria da qualidade de vida no meio rural, como por exemplo, os créditos de fomento do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), direcionados pelo INCRA, e o crédito PRONAF dos bancos.
A assistência técnica e extensão rural, via Semab, vai facilitar esse processo ao acesso a esses benefícios.
Por: Marcos Cantuário/Ascom/PMO
Com fotos e informações da Semab