Com o tema “Democracia, Sustentabilidade e Direito à Cultura na Amazônia”, o evento ocorreu de 28 a 30/11 em Belém.

A 4ª Conferência Estadual de Cultura ocorreu de 28 a 30 de novembro, na sede da Fundação Cultural do Pará (FCP), em Belém. Este ano, o evento contou com palestras, plenárias, apresentações culturais e teve como tema: “Democracia, Sustentabilidade e Direito à Cultura na Amazônia”.

Com a participação de diversos municípios paraenses, o objetivo do encontro foi a construção do Plano Estadual de Cultura. O Secretário Municipal de Cultura de Óbidos, Luiz Carlos Queiróz, foi o representante governamental do município nas discussões e destacou a aprovação de propostas.

“Com nossa participação no eixo 3, que tratava da Identidade, Patrimônio e Memória, conseguimos a aprovação de duas propostas na Conferência Estadual, uma que contempla a “Reforma do Porto da Companhia Docas do Pará que possibilite a atração de navios turísticos de grande porte, para evidenciar o marco natural da “Garganta do Amazonas”, localizado em frente à cidade de Óbidos”, outra aprovação diz respeito à “Criação de incentivos financeiros específicos para as manifestações culturais tombadas como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, garantindo recursos para execução”, finalizou.

Eixos Temáticos

A sistematização dos Painéis e Grupos Temáticos, foram distribuídos em seis eixos:

  • (Eixo 1): Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional e Estadual de Cultura;
  • (Eixo 2): Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social;
  • (Eixo 3): Identidade, Patrimônio e Memória;
  • (Eixo 4): Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
  • (Eixo 5): Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;
  • (Eixo 6): Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

Delegados de todas as regiões

O Pará será representado por 40 delegadas e delegados, de todas as Regiões de Integração do Estado, na 4ª Convenção Nacional de Cultura, prevista para acontecer de 4 a 8 de março de 2024. A votação para escolha dos delegados aconteceu após aprovação do regimento em plenária, que estabeleceu três vagas diretas para as 12 Regiões de Integração (2 sociedade civil e 1 poder público). O restante foi distribuído entre as regiões, conforme proporcionalidade de participação, priorizando a sociedade civil. A quantidade de vagas obedeceu o regramento do Ministério de Cultura (MINC).

Foram eleitos como representantes da Região de Integração do Baixo Amazonas para a etapa nacional, a Sra. Natália Rodrigues (Óbidos) e outros dois delegados de Juruti e Terra Santa.

Por: Marcos Cantuário/Ascom/PMO

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade