Bloco é destinado às crianças na “Festa do Mascarado Fobó”.
O momento fofura do Carnapauxis 2023, realizado em Óbidos, no oeste do Pará, ficou por conta do Bloco Mirim Unidos do Umarizal, que desde 1998 é destinado exclusivamente para as crianças se fantasiarem e brincarem carnaval. Com o passar dos anos, o Mirim se transformou no bloco de famílias inteiras que se fantasiam e brincam com as crianças.
Com o tema “Esperança e alegria, a folia começa aqui”, o Mirim apresentou a temática que fez referência a manutenção da cultura do Carnapauxis, pelas milhares de crianças que, aprendem no bloco, a paixão pela “Festa do Mascarado Fobó”.
Mais do que falar da “Festa do Reencontro” o bloco também enfatizou que as crianças são protagonistas na defesa de assuntos de extrema importância, como o combate ao trabalho infantil e a inclusão de pessoas com deficiência.
“Acho que carnaval também é um momento pra gente alertar a sociedade da necessidade de combatermos o trabalho infantil e promover a inclusão das crianças com deficiência. Foi com muito orgulho que fizemos essa apresentação que prendeu a atenção do público”, disse a presidente do bloco, Milena Vieira.
Um dos pontos altos da apresentação na chegada ao “Fobódromo”, como é chamada a Praça da Cultura no período do Carnapauxis, foi a participação da “Rainha Mirim da Inclusão”, Maria Eduarda Canto, de 13 anos, acompanhada pela mãe, Andrea Almeida. A garota, que é portadora de paralisia cerebral, tetraparesia espástica e tem microcefalia, emocionou o público.
“Jamais imaginei que esse momento seria tão especial e emocionante para mim e para a Maria. Não consegui me segurar e mesmo com ela no meu colo, me emocionei”, disse a mãe da Rainha da Inclusão.
O Bloco Mirim apresentou ainda os itens comissão de frente, rainha do bloco e a porta-estandarte.
Em 25 anos de história, essa é a primeira vez que o Bloco Mirim apresentou uma criança para interpretar a música tema. A composição “Esperança e Alegria”, de autoria de Artur Júnior, ganhou vida na voz da pequena Brenda Dianná Vieira Penha, conhecia no cenário musical local, como Brenda Dianná.
A garotinha de 11 anos, realizou um dos seus sonhos ao cantar no palco do Carnapauxis pela primeira vez, chamando a atenção do público e sendo aclamada pelas famílias que prestigiaram a chegada do bloco.
Carnapauxis 2023
Com o tema: “A Festa do Reencontro”, o carnaval obidense é realizado pela Prefeitura de Óbidos, no período de 15 a 21 de fevereiro.
Na sexta-feira (17) será a vez da apresentação do Bloco Serra da Escama.
Por:
Érique Figueirêdo / ASCOM-PMO
Fotos:
Divulgação/ Odirlei Santos/ ASCOM-PMO