Irreverência e muito colorido marcam o encerramento do Carnapauxis com o ‘Bloco das Virgens’

0

Bloco é marcado pela tradição dos homens se vestirem de mulher e as mulheres se vestirem de homem.

Tudo o que é bom dura pouco, com o Carnapauxis – A Festa do Reencontro, não foi diferente, o “Bloco das Virgens” foi o responsável por encerrar essa grande festa realizada em Óbidos, desde o dia 15 de fevereiro.

Reconhecido pela irreverência, o bloco saiu do bairro de Santa Terezinha no início da noite de terça-feira (21), apresentando o tema: “As Gueixas de Terezinha”, fazendo referência as mulheres japonesas, que são acostumadas desde a adolescência para desempenharem um trabalho baseado na música, dança e entretenimento, e que em Óbidos, foram levadas para a folia da Festa do Mascarado Fobó.

Com 25 “gueixas” obidenses, o bloco abriu caminho para o último desfile do Carnapauxis 2023, acompanhado de uma multidão de brincantes locais e visitantes, que ainda estavam na cidade, para aproveitar a “terça-feira gorda” de carnaval.

Um bloco com um percurso mais compacto, mas não menos animado, levou alegria aos brincantes do carnaval obidense, que também foram para prestigiar a apresentação das “virgens”.

“É sempre um prazer para o nosso bloco encerrar o nosso carnaval. E procuramos fazer sempre com a irreverência que é peculiar das ‘virgens’ com muita alegria, e risadas com as nossas ‘meninas’ de Santa Terezinha”, ressaltou Jeter Vieira, diretor do bloco.

As “virgens” tomaram conta de Óbidos na terça-feira (21).

O bloco

O mais badalado bloco de carnaval de rua de Óbidos, surgiu de uma brincadeira de rapazes reunidos no “Bar do Mochila”, que ficava localizado no bairro de Santa Terezinha – reduto das “Virgens” – no dia 23 de fevereiro de 1993, onde as mulheres não podiam participar do bloco, para que as “Virgens” (homens vestidos de mulher), não tivessem concorrência.

Sob os olhares divertidos e irônicos de algumas pessoas, esses irreverentes rapazes, alguns encabulados pelos trajes que vestiam, saíram pelas ruas do bairro.

Nos anos seguintes o “Bloco das Virgens”, foi ganhando mais adeptos e já não eram só os rapazes do bairro de Santa Terezinha, mais de toda a cidade.

Grupos de amigos aproveitam o bloco para se fantasiarem, juntos.

Carnapauxis 2023

O Carnapauxis 2023 confirmou o sucesso de público e manteve a tradição da maior expressão cultural dos obidenses, como destacou o secretário de Cultura e Turismo, Luiz Carlos Queiroz.

“Sucesso é palavra que define o nosso evento. Tivemos uma média de 45 mil pessoas participando do nosso carnaval. Nossas estruturas funcionaram muito bem e Óbidos recebeu a todos com carinho, respeito e muita alegria, o que é peculiar na terra do Carnapauxis. É lógico que sempre há o que melhorar, e é esse dever de casa que vamos levar para o ano que vem, melhorar o que precisa.”, ressaltou o secretário.

Entre os pontos positivos do evento, está o baixo número de ocorrências graves e outras situações que envolvam a segurança pública, que foi reforçada com envio de efetivo extra para as polícias Civil e Militar, além de contar com a presença do Corpo de Bombeiros Militares.

Bombeiros civis e seguranças civis, também monitoraram a arena, com o auxílio de sistema de monitoramento por câmeras.

“Podemos dizer que tivemos nesse ano o maior aparato de segurança já visto em Óbidos para o carnaval. Um evento grande como esse, merece essa atenção e esse cuidado e por isso eu agradeço ao Governo do Pará por essa ajuda. Isso nos deu esse apontamento positivo da redução dos casos graves durante o carnaval”, informou o secretário de Cultura.

Por:
Érique Figueirêdo / ASCOM-PMO
Fotos:
Divulgação/ Odirlei Santos/ ASCOM-PMO

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade