Inicia a obra de construção de galerias e elevação em vias dos bairros Cidade Nova, Fátima e Lourdes

0

Trabalhos estão concentrados na Tv. Lauro Sodré e em vias ao entorno, onde são registrados alagamentos.

A Prefeitura de Óbidos iniciou nesta quinta-feira (29), a obra de construção de galerias e elevação de ruas, que contemplarão parte da Travessa Lauro Sodré, Rua Graciliano Negreiro e parte da Rua Antônio Fernandes, onde são registrados alagamentos, devido a falta de infraestrutura para escoar a água da chuva e canalizar a água do lago Pauxis, que fica próximo à região.

Os trabalhos estão sendo realizados em uma área de baixa, que fica nos limites entre os bairros Cidade Nova, Fátima e Lourdes.

Segundo o planejamento coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Fianças (Sempof), a obra prevê ainda a construção de uma galeria dupla fechada, para melhorar o fluxo das águas da chuva que desaguam no canal do “Juncal”, que vai desde o bairro de Fátima até o lago.

Os trabalhos também contemplam drenagem com bueiros de concreto para captar a água da Travessa Liberdade, que abrange os bairros Santa Terezinha e Fátima, para despejar no canal do “Juncal”, além da construção de canaletas em concreto que devem captar a água das chuvas.

As vias também serão pavimentadas com 10cm de concreto nos seguintes perímetros:
Travessa Lauro Sodré: entre a Rua Antônio Fernandes e a Rua Graciliano Negreiro;
Travessa Mendonça Furtado: entre a Rua Antônio Fernandes e o “Juncal”;
Rua Antônio Fernandes: entre a Travessa Lauro Sodré e a Avenida Dom Floriano;
Rua Antônio Fernandes: entre a Travessa Lauro Sodré e a Travessa Liberdade;
Travessa Liberdade: entre as ruas Antônio Fernandes e Tiradentes;
Rua Graciliano Negreiro: entre a Travessa Lauro Sodré e a Avenida Dom Floriano.

Além da pavimentação, alguns perímetros terão o nível (greide) elevado, por sofrerem influência da enchente do rio.

Área de mais de 6 mil metros quadrados que receberá drenagem.

O prefeito Jaime Silva, destacou a necessidade e a importância da obra para os moradores da região, que historicamente sempre sofreram em épocas de fortes chuvas.

“Essa é uma obra desafiadora, que exige uma infraestrutura complexa e que certamente vai solucionar um problema histórico de alagamento naquela região da cidade. A Prefeitura vem trabalhando há meses, para garantir a realização dos trabalhos. Negociamos a compra de imóveis onde será construída uma galeria que vai canalizar a água das chuvas para o canal ‘Juncal’, além da drenagem e da elevação do nível das ruas”, ressaltou o prefeito.

A primeira etapa dos trabalhos que iniciou nesta quinta-feira, é de responsabilidade da Prefeitura de Óbidos, e compreende a limpeza mecanizada, com a retirada do concreto atual e raspagem com a motoniveladora.

A obra será realizada em uma área de mais de 6 mil metros quadrados, e está orçada em R$ 1.445.201,18 milhão.

Por:
Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO
Fotos:
Rodrigo Rodrigues/ ASCOM-PMO

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade