Cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira, 6, marcou o repasse do recurso.
As políticas de assistência social, que tem como público-alvo famílias residentes na cidade e no interior, em situação de risco e vulnerabilidade social, ganharam um reforço a mais, com o repasse de R$ 95.476,26 da Mineração Rio do Norte (MRN), para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Óbidos.
Uma cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (6) no auditório da Casa da Cultura, marcou o repasse do recurso. O evento contou com a presença do prefeito Jaime Silva; da secretária de Desenvolvimento Social, Aldanete Farias; da gerente de Relações Comunitárias da MRN, Cláudia Belchior; além de representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e de outras entidades ligadas à rede de execução de projetos sociais.
Durante o evento, foram apresentados às representantes da empresa MRN, os projetos executados pelas entidades governamentais e não governamentais, financiados pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o patrocínio da empresa, que em 2022 destinou R$ 10 mil para o município de Óbidos.
Em seu discurso, o prefeito Jaime Silva agradeceu à empresa e lembrou da parceria em anos anteriores, que permitiu realizar diversos projetos voltados para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
“A gente queria aproveitar a oportunidade para agradecer a Mineração Rio do Norte por essa ajuda que com certeza vai nos auxiliar com as nossas necessidades, no que diz respeito a execução das políticas públicas na área do desenvolvimento social”, disse.
O incentivo financeiro da iniciativa privada, uma realidade desde o primeiro ano da atual gestão, foi um alívio para a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) que, segundo a secretária Aldanete Farias, encontrou muitas dificuldades para manter os serviços, devido ao corte no repasse para a execução de políticas públicas voltadas para essa área.
“Essa doação permite com que a gente possa ofertar para as nossas crianças e adolescentes serviços que promovem e protegem as nossas crianças e adolescentes obidenses”, destacou.
A gerente de Relações Comunitárias da MRN, Cláudia Belchior, destacou que a presença na região por meio de fomento de projetos voltados para a educação, cultura, arte e no apoio às políticas sociais, assegura o compromisso da empresa de desenvolver o oeste do Pará, com foco no cuidado com a população mais necessitada.
“São projetos que abrangem a família de um modo geral, então para a MRN isso é extremamente importante, nos mantém próximos ao município nessas ações específicas, e demonstra para a sociedade que esse também é o nosso compromisso”, ressaltou.
A cerimônia contou ainda com a apresentação da Escola de Música Manoel Rodrigues e do projeto “Semente Pauxis”, que por meio das artes marciais atua na prevenção ao uso de drogas com crianças e adolescentes.
Por:
Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO
Foto:
Divulgação/ Odirlei Santos/ ASCOM-PMO