Escolas e projetos sociais abrem primeira noite de desfiles cívicos na Praça da Cultura, em Óbidos

Cinco instituições de ensino apresentaram temas voltados para a superação da educação no período pandêmico.

Os desfiles cívicos da Semana da Pátria em Óbidos iniciaram, na noite de domingo (4), com as apresentações de escolas das zonas urbana e rural, e projetos sociais que levaram para a Praça da Cultura, na área central da cidade, abordagens voltadas para o tema central do evento: “Educação em Tempo de Transformação”, como referência a transformação pela qual a educação tem passado devido a pandemia da Covid-19.

Em Óbidos, os desfiles retornaram após dois anos de paralisações em virtude da pandemia.

A programação começou por volta das 19h30 com o hasteamento do pavilhão nacional sob execução do hino nacional.

A primeira noite contou com a participação de quatro escolas, além da Associação Amigos do Menino Jesus.

O Centro Municipal de Educação Infantil Perpétuo Socorro abriu os desfiles apresentando o tema “Educação em Tempos de Transformação: A Educação Infantil no Contexto da Pandemia”.

As apresentações foram seguidas por duas unidades de ensino localizadas na zona rural do município: a Escola Tenente Pedro Muniz, do polo Cipoal, e a Escola Dr. Romeu de Andrade, do polo Repartimento, que também fizeram alusão à superação da comunidade escolar diante dos desafios impostos pelo período de pandemia.

O quarto desfile da noite de domingo foi realizado pela Associação Amigos do Menino Jesus, projeto social localizado no bairro de Lourdes, que fez a apresentação voltada para o tema central da Semana da Pátria, reforçando o caráter transformador da educação, em especial ao momento atual pós-pandemia.

A última escola a passar pela Praça da Cultura, foi a Prof. Manuel Valente do Couto, que apresentou um tema diversificado ressaltando os projetos pedagógicos desenvolvidos pela unidade de ensino com destaque à pluralidade das culturas, religiões e outras manifestações existentes no município.

Os desfiles foram acompanhados por um bom público que ocupou a escadaria da Praça das Cultura, além de autoridades, representantes de entidades de classe e convidados que estiveram no palanque das autoridades.

Escolas apresentaram durante os desfiles os projetos pedagógicos realizados ao longo do ano.

A secretária de educação, Zilda Bentes, avaliou positivamente a primeira noite de apresentações dos desfilies cívicos.

“Esse momento é importante para todos. Depois de dois anos, pudemos reunir a comunidade escolar, os servidores da Semed e das demais secretarias, para demonstramos o nosso patriotismo e os trabalhos que as escolas desenvolvem para formação dos nossos alunos. Acredito que os próximos dias, as apresentações serão tão bonitas e empolgantes, como as que vimos aqui”, disse a titular da Semed.

Nesta segunda-feira (5), quando se comemora o Dia da Raça, mais quatro escolas e os projetos da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), devem se apresentar.

Ordem dos desfiles de 5 de setembro (segunda-feira), às 19h
Centro Educacional Bom Pastor;
EMEIEF Raimundo Cardoso de Araújo;
EMEIEF Profª. Maria Madalena Printes e Duque de Caxias;
EMEIEF Guilherme Lopes de Barros;
Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO
Fotos: