Nove especialidades médicas serão ofertadas; atendimentos acontecem até sábado, 29.
Pacientes da rede municipal de saúde de Óbidos que aguardavam atendimentos por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estão sendo consultados por meio de uma parceria entra a Secretaria, a Organização Não Governamental Doutores do Mundo e a direção da Santa Casa Dom Floriano na Providência de Deus, unidade hospitalar administrada pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus.
Ao todo, estão sendo ofertadas consultas médicas em nove especialidades diferentes: pediatria, ginecologia, dermatologia, cardiologia, otorrinolaringologia, cirurgião geral, gastroenterologia, clínico geral e anestesista.
Além das consultas, cirurgias eletivas também estão sendo realizadas como vesícula, hérnia, lipomas, além da retirada de sinais. Os procedimentos são realizados de acordo com as condições clínicas apresentadas pelos pacientes durante o atendimento de triagem e a avaliação dos médicos.
“As cirurgias que estão sendo realizadas são as que já estão reguladas pelo TFD. Isso vai colaborar para diminuir a nossa fila de espera. As demais consultas, são de livre demanda, com o encaminhamento que é realizado pelos médicos da atenção básica da nossa rede”, explicou a secretária de Saúde, Selma Caetano.
A Semsa também está disponibilizando medicações da Farmácia Básica, para onde são encaminhados os pacientes após as consultas especializadas.
Bruna Rodrigues, médica radiologista da ONG, explica que a procura por atendimento tem sido grande para todas as especialidades.
“Mas o que a gente tá mais encontrando é realmente a parte da ginecologia e cardiologia, são as duas demandas maiores. Nós estamos com 28 médicos voluntários prestando esse serviço social aqui em Óbidos”, disse.
Luiz Couto, que recebeu atendimento médico na manhã desta terça-feira [25], parabenizou a iniciativa que permitiu agilidade na avaliação médica do quadro de saúde do agricultor.
“E que essa parceria, ela seja uma parceria que dure mais e mais vezes, para que os médicos possam vir. Ser atendido sem precisar viajar para outra cidade é muito bom pra gente”, comemorou.
Os atendimentos serão ofertados na Santa Casa até o próximo sábado (29).
Por:
Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO
Fotos:
Odirlei Santos/ ASCOM-PMO