Evento gratuito promovido pela prefeitura em parceria com o Sebrae, acontece entre os dias 20 e 24 de maio no auditório da SEMM.

Oportunidade para capacitar e profissionalizar pequenos negócios. A Semana do Microempreendedor Individual (MEI) iniciou nesta segunda-feira, 20, no auditório da Secretaria Municipal da Mulher (SEMM), com palestra e consultoria com o intuito de potencializar o setor do empreendedorismo em Óbidos, oeste do Pará.

A Prefeitura, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promove no período de 20 a 24 de maio, uma vasta programação gratuita presencial, voltada para quem deseja empreender, se formalizar ou alavancar os negócios.

Na abertura do evento, a secretária de Desenvolvimento Social, Aldanete Farias, reforçou o empenho da gestão municipal em fortalecer o segmento do empreendedorismo local.

Secretária de Desenvolvimento Social, Aldanete Farias.

“Estamos iniciando hoje a Semana do MEI, chamamos a todos que desejem começar uma pequena empresa, um pequeno negócio, para que procurem a Central do Empreendedor e participem desse evento aqui na SEMM, para tirar suas dúvidas e se qualificar. A prefeitura tem investido no fortalecimento da equipe que trabalha com os empreendedores em Óbidos para alavancar a economia local, através dos pequenos negócios”, afirmou a secretária.

Atualmente, Óbidos conta com 1.400 microempreendedores formalizados em vários segmentos do mercado, que movimentam a economia e contribuem com o desenvolvimento do município.

A semana do MEI visa contribuir com capacitação e orientação aos microempreendedores individuais, além de incentivar a formalização desses trabalhadores.

João Rubens Araújo, consultor do Sebrae.

“Nós temos que ajudar o empreendedor individual, hoje, a criar produtos e serviços que chamem a atenção da clientela. O Sebrae ajuda muito o empresário a fazer a administração do negócio e um dos primeiros princípios a ser trabalhado é o planejamento pra que ele possa atingir o objetivo dele com mais facilidade”, explicou João Rubens Araújo, consultor do Sebrae.

A abertura da Semana do MEI contou também com a presença de representantes da Associação Comercial e Empresarial de Óbidos (ACEO). O empresário Gabriel Monteiro de Souza, destacou a importância do evento para quem deseja entrar no ramo do empreendedorismo.

Gabriel Monteiro de Souza, representante da ACEO.

“Aqui dentro a gente consegue sanar muitas dúvidas para quem visa, realmente, estar entrando nesses projetos de desenvolvimento. Hoje, o empresário é a principal chave nesse processo de desenvolvimento que faz movimentar o nosso mercado. Deixo aqui uma mensagem para todos que desejam se formalizar e desenvolver seu negócio de uma maneira melhor, participem da semana do MEI”, convidou Gabriel.

Programação

21/05 – TERÇA-FEIRA

8:00 às 16:00 – Consultoria em Atendimento ao cliente – horário agendado (Consultor SEBRAE)

22/05 – QUARTA-FEIRA

8:00 às 10:00 – Palestra: “Como constituir uma empresa (passo a passo)” (Sema, Tributos, Vigilância)

10:00 às 16:00 – Consultoria em Atendimento ao cliente – horário agendado (Consultor SEBRAE)

18:00 às 22:00 – Oficina de Marketing Digital

23/05 – QUINTA-FEIRA

19:00 às 20:00 – Palestra Direito do Consumidor (Palestrante: PROCON)

24/05 – SEXTA-FEIRA

18:00 às 21:00 – Palestra: “Como acessar linha de crédito”

Apresentações: BANPARÁ/BANCO DO BRASIL/BANCO DA AMAZÔNIA/ CAIXA ECONÔMICA

Central de Atendimento

O equipamento de apoio ao microempreendedor individual e instrumento de acesso ao emprego, formação e geração de renda por meio do Sine e Sebrae, é a Central do Empreendedor, localizada na Rua Justo Chermont, s/n, bairro Santa Terezinha, no horário de 7h às 14h. Contato: (93) 99111-3175.

MEI

O Microempreendedor Individual (MEI) foi criado no Brasil para incluir milhões de trabalhadores autônomos que, até então, viviam na informalidade. A figura jurídica do MEI surgiu em 2008, por meio da Lei Complementar nº 128, que alterou a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Essa lei criou o Microempreendedor Individual como uma subcategoria de microempresa. Para se tornar um MEI, a pessoa jurídica deve atender alguns critérios como: Ter faturamento bruto de até R$ 80 mil por ano; Desempenhar uma das atividades permitidas à categoria; Pagar um valor fixo mensal referente à Previdência Social e aos tributos do negócio, entre outros.

Por:

Marcos Cantuário/Ascom/PMO

Fotos:

Odirlei Santos/Ascom/PMO

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade