Público presente lotou as arquibancadas e vibrou com as apresentações.
A noite de quarta-feira, 7 de Setembro, em Óbidos, foi pequena para as apresentações das escolas das redes municipal e estadual de ensino, institutos e órgãos de segurança pública, que arrancaram aplausos do público presente na Praça da Cultura.
Na ocasião, esteve presente no palanque de autoridades o prefeito Jaime Silva, que em seu discurso, destacou a importância da manutenção pelo respeito à democracia e a necessidade de todos terem comprometimento com o futuro do país.
Os desfiles cívicos da noite, iniciaram com um marco histórico e lindo de acompanhar: o primeiro desfile oficial da E.E.E.M Maurício Hamoy, que apresentou o tema “Escola Família e Cultura: Desafio aos Valores Socioculturais na Contemporaneidade”. A banda de música do educandário, foi um espetáculo à parte do desfile.
A segunda escola a passar pela Praça, foi a E.M.E.F Dr. Raymundo Chaves, com o tema “Desafios da perspectiva da educação na escola Dr. Raymundo Chaves e os 200 anos da Independência do Brasil”, que levou para o desfile menções sobre o marco da Inconfidência Mineira, além de alunos caracterizados de Tiradentes e Dom Pedro I.
O terceiro desfile da noite foi da E.M.E.F Felipe Patroni, que apresentou o tema “Escola Felipe Patroni há 50 anos inspirando Sonhos, educando vidas e fazendo histórias”. O momento foi de homenagens aos ex-diretores do educandário e a colaboradores que já partiram e ajudaram a escola a se tornar tão importante para a educação no município.
A quarta apresentação ficou por conta do Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Óbidos, com o tema “Promover a educação profissional e tecnológica em todos os níveis e modalidades por meio do ensino, pesquisa e extensão, para o desenvolvimento regional sustentável, valorizando a diversidade e a integração dos saberes”.
A quinta apresentação foi a E.M.E.F São Francisco, que trouxe o empreendedorismo na Escola com o tema: “O protagonismo do aluno no aprender a conhecer, a fazer, a viver juntos e a ser”. A escola foi acompanhada pela Fanfarra penta campeã Dragões da Independência, que arrancou aplausos do público.
A sexta a passar foi a E.E.E.M São José, que tem mais de 100 anos de história e contribuição com o ensino em Óbidos. A escola apresentou o tema “Caminhos Centenários e Dialéticos de Saberes e o Novo Ensino Médio”. A banda de música “Terremoto” fez uma belíssima apresentação, com muito garbo e musicalidade.
Já era 8 de setembro quando os servidores públicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e da secretaria municipal de Saneamento, Urbanismo e Infraestrutura (Seurbi), desfilaram e receberam homenagens e aplausos do público presente, devido aos serviços prestados em favor da sociedade obidense.
Por fim, foi a vez dos militares da 29ª Companhia Independente de Policiamento Militar (29ºCIPM), que reafirmou seu compromisso em defesa da sociedade e marchou em honra aos guerreiros caídos. Coube aos oficiais descerem os pavilhões Nacional, Estadual e Municipal dos mastros, ato que marcou o encerramento dos desfiles cívicos alusivos ao bicentenário do Brasil.
Por:
Elton Pereira e Érique Figueirêdo/ ASCOM/PMO
Fotos:
Divulgação/ Vander Andrade/ ASCOM-PMO