Em coletiva à imprensa, prefeito Jaime Silva anuncia nomeação da equipe organizadora do concurso público

Foram anunciadas também mudanças no período de pré-carnaval em Óbidos.

Com a conclusão do processo licitatório que definiu a empresa responsável por aplicar as provas do 7° concurso público que será realizado pela Prefeitura de Óbidos, o prefeito Jaime Silva, anunciou nesta quinta-feira (1°), durante coletiva à imprensa local, que nomeou a comissão organizadora para planejar e executar todos os atos administrativos para a realização do certame.

Jaime garantiu que a equipe vai se empenhar para que o edital seja lançado ainda no mês de dezembro, e a Fundação Cetap, empresa vencedora da licitação para realizar o concurso, deve aplicar as provas em fevereiro de 2023.

“É com muita satisfação que anunciamos à população a conclusão dessa parte burocrática, e por vezes, muito demorada, que é a licitação. Agora, com a nomeação da comissão organizadora, pretendemos ainda em dezembro publicar o edital com o número de vagas e as áreas onde elas estarão disponíveis”, disse o prefeito.

A comissão é formada por servidores públicos das secretarias de Administração, Educação e Saúde. O grupo é responsável por fazer o levantamento de todas as informações para viabilizar a realização do concurso, além de avaliar o estudo de impacto orçamentário e financeiro, apresentado pelos Setores de Contabilidade e Finanças, acerca dos cargos que serão disponibilizados, para garantir a legalidade do gasto com pessoal e manter o equilíbrio das contas.

Jaime explicou que o motivo do cancelamento com a empresa que havia sido contratada pela gestão passada para fazer o concurso, foram as desvantagens para a administração municipal, nas cláusulas existentes no contrato firmado.

“Quando assumimos a gestão, encontramos uma determinação judicial que nos obrigava a fazer o concurso. Havia uma empresa contratada pela gestão passada para fazer as provas, mas reavaliamos esse contrato, que era desvantajoso para o município, e por isso reabrimos um novo processo para que pudéssemos dar oportunidade para todas as empresas interessadas”, explicou.

Carnapauxis 2023

Jaime Silva, garantiu que o planejamento para a estruturação do Carnapauxis 2023, que será realizado de 15 a 21 de fevereiro, está pronto.

O trabalho foi realizado em conjunto pelas secretarias de Planejamento, Cultura e Turismo, e conta ainda com o apoio de todas as outras secretarias da administração municipal.

A Praça da Cultura, que no período da folia é chamada de “Fobódromo”, será reformada, para dar mais conforto aos brincantes.

A mudança no formato está relacionada ao período de pré-carnaval, quando os blocos carnavalescos fazem mobilizações aos domingos nos meses que antecedem o período oficial do Carnapauxis.

Essas concentrações, que antes eram realizadas na Praça da Cultura no Centro da cidade, devem voltar a acontecer nos bairros onde os blocos têm os seus redutos, como nos primórdios do evento.

A mudança foi motivada pela realização do projeto de fim de ano da prefeitura, que irá promover uma programação diversificada, com destaque para o Natal Popular, além disso a praça será ornamentada, e as estruturas retiradas após o período de festas.

“Decidimos então não levar os pré-carnavais para a praça. Somos conhecidos por fazer o melhor carnaval de rua da região, nossos blocos originalmente são de rua, por isso, no ano que vem, teremos essa mudança, com o retorno das concentrações dos pré-carnavais nos bairros. Nossa expectativa é que os blocos consigam trabalhar e arrecadar recursos para ajudar nos trabalhos que fazem”, ressaltou.

A mudança já foi informada às coordenações dos sete blocos oficiais que compõem o Carnapauxis, que estão acertando os detalhes com a pasta da Cultura.

Quanto ao período oficial da grande festa, o prefeito de Óbidos garantiu que o planejamento é fazer o maior Carnapauxis dos últimos tempos, levando em consideração a saudade dos brincantes, que por conta do período pandêmico, estão afastados há dois anos da folia do “Mascarado Fobó”, como também é conhecida a folia dos obidenses.

“Estamos em constante diálogo com os nossos deputados e com o próprio governo do Estado, em busca de auxílio financeiro para fazer uma grande festa, digna do tamanho do nosso carnaval. Os aparatos necessários de saúde, segurança pública e todo os requisitos que essa grande festa requer, estão sendo observados, para que possamos melhorar”, complementou o prefeito.

Silva ressaltou ainda da necessidade da vacinação da população contra a Covid-19 como item primordial para que Óbidos tenha um carnaval ainda mais seguro para todos.

Por:
Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO