Defesa Civil realiza ação itinerante em áreas de várzea para cadastrar famílias no ‘Recomeçar’

Programa do Governo do Estado concede um salário mínimo aos afetados pelas inundações.

Por meio de uma ação itinerante realizada pelos agentes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Comupdec), a Prefeitura de Óbidos percorreu 39 comunidades da área de várzea nos últimos quatro dias. Um levantamento foi feito com o intuito de saber quantas famílias foram atingidas pela cheia do rio Amazonas.

Durante as visitas, além do levantamento, os agentes realizaram o cadastramento das famílias no programa “Recomeçar”,  do Governo do Pará, que em Óbidos, em parceria com a prefeitura vai conceder auxílio financeiro para reconstrução dos imóveis danificados pela enchente.

O coordenador da Comupdec, Jamerson Amaral, estima que apenas na área de várzea mais de 1.500 famílias serão beneficiadas com o auxílio de um salário mínimo.

“Óbidos é o segundo município do Pará a receber mais de 2 mil cheques do programa Recomeçar. Na nossa visita ficou evidente o quanto a enchente afetou famílias e esse auxílio vai chegar na hora em que essas pessoas mais necessitam” ressaltou.

Além das famílias da região ribeirinha, outras 77 na região de terra firme e 55 na zona urbana, que tiveram as casas inundadas pela elevação de rios e igarapés, também receberão o benefício do Recomeçar.

A Comupdec aguarda ainda a chegada de 2.014 cestas humanitárias, destinadas a Óbidos pela Defesa Civil do Estado, para ajudar os afetados pela enchente do rio Amazonas.

“Essa sem dúvida é uma das maiores ações de resposta aos desastres naturais já realizada pela Prefeitura de Óbidos, que neste ano já prestou socorro a mais de 300 famílias na cidade e no interior, com doações des cestas humanitárias e ações de infraestrutura em áreas que foram prejudicadas pelas enxurradas”, finalizou Jamerson.

ASCOM-PMO
Fotos: