Formação é celebrada a partir da cooperação técnica entre Prefeitura Municipal e IFPA Campus Óbidos. 

Um projeto inovador que visa impulsionar a educação de qualidade no município de Óbidos, Oeste do Pará, está em fase final de organização para ser implantado na comunidade quilombola São José, zona rural do município.

A partir da celebração de um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Óbidos e o IFPA Campus Óbidos, foi escolhida para a comunidade a oferta do curso técnico em Agricultura Familiar.

Com a presença da diretora do IFPA Campus Óbidos, Celiane Batista; da coordenadora geral do Projeto EJA/FIC/EPT do IFPA, Jaqueline Araújo; da secretária de educação de Óbidos, Maria Zilda Bentes, além de representantes do grupo de trabalho de educação do campo do IFPA; secretário de Desenvolvimento Rural de Óbidos, Roberto Pinedo, e comunidade escolar São José, uma reunião de alinhamento para implantação do curso foi realizada na localidade nesta quarta-feira, 12.

“O IFPA celebra hoje o ato autorizativo do primeiro curso na modalidade educação do campo, que é uma parceria com a Prefeitura Municipal de Óbidos. Esse curso é voltado para alunos de EJA que cursam o ensino fundamental, então, é um aluno que vai ter uma formação concomitante, a formação básica que é de competência da prefeitura, e o Instituto Federal do Pará entra com a parte técnica em um curso de Agricultura Familiar”, destacou Celiane Batista, diretora do IFPA Campus Óbidos.

O curso é direcionado para atender o povo quilombola da comunidade São José. Serão matriculados 30 alunos que receberão a formação básica, técnica e profissional.

“O curso de Agricultor Familiar vem com a formação técnica para essa região, principalmente para os alunos que estão terminando o Ensino Fundamental. É uma formação de um ano e meio. Essa visita de hoje é exatamente para alinhar as possibilidades, onde conseguimos fechar uma parceria muito importante com a comunidade, principalmente com o apoio da prefeitura”, ressaltou Jaqueline Araújo, coordenadora geral do Projeto EJA/FIC/EPT do IFPA.

O curso de qualificação profissional destinado aos estudantes será de 200 horas, com duração de um ano e meio.

Secretária de educação de Óbidos, Zilda Bentes e Celyane Batista, diretora do IFPA Campus Óbidos.

A secretária municipal de Educação de Óbidos, Maria Zilda Bentes, destacou o termo de cooperação técnica entre o município e o instituto federal, instrumento importante para viabilizar a implantação do curso na área quilombola.

“Os nossos alunos da EJA, certamente, vão ganhar estímulos e maior aprendizado através do curso técnico. Essa reunião foi primordial para esse alinhamento de parceria e implantação. É um momento de muita festa para nós, porque isso representa a elevação da nossa educação do município de Óbidos”, ressaltou Zilda.

A organização do curso planeja a aula inaugural para o começo do segundo semestre com previsão de início das aulas para o mês de agosto, seguindo o calendário letivo municipal. Além do curso de Agricultor Familiar, o projeto prevê ainda uma formação para professores que atuam na educação de jovens e adultos na rede municipal.

O curso

O Curso de Agricultor Familiar tem como objetivo capacitar produtores para entender a complexidade e dinâmica do mundo rural, bem como as práticas produtivas adotadas por eles, aumentando a qualidade de vida dessa população e contribuindo para sua permanência no campo.

O diretor da Escola Municipal São José, Gedson dos Santos, mencionou a importância da formação para os comunitários da localidade quilombola.

“Estamos dando início à realização de um sonho. Essa parceria com o IFPA vai trazer muitos benefícios para dentro da nossa comunidade, aprimorando as práticas que nós já fazemos aqui em nossas propriedades, mas que com o curso técnico teremos maiores condições de evoluir nesse ramo, melhorando a vida dos agricultores na zona rural, sem a necessidade de deslocamento para a cidade”, avaliou Gedson.

O Programa EJA/EPT

O Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional- EJA Integrada (Programa EJA/EPT) foi instituído pela Portaria 962, de 1º de dezembro de 2021, do Ministério da Educação (MEC). Através do Programa pretende-se fomentar a EJA e responder em especial a meta 10 do Plano Nacional de Educação, que determina que sejam oferecidas, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional.

Por: Marcos Cantuário/Ascom/PMO

Fotos: Cleidison Ramos/Ascom/PMO

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade