Linhas de crédito vão beneficiar 9 comunidades com valores de até R$8 mil por família assentada.

Os beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) têm à disposição recursos que permitem o desenvolvimento de atividades produtivas no assentamento, estando entre os principais atores do desenvolvimento rural, favorecendo ao público atendido pela autarquia a oportunidade de continuar no campo.

Nesta segunda-feira (11) com apoio da Prefeitura, o INCRA, por meio do Superintendente Regional do oeste do Pará, José Maria de Souza Melo, iniciou o pagamento do crédito Instalação na modalidade Apoio Inicial para famílias assentadas no PAE Costa Fronteira, município de Óbidos. Segundo o superintendente, a iniciativa marcou a retomada dos projetos de Reforma Agrária.

“A partir do PAE Costa Fronteira, o Incra está inaugurando uma nova fase, estamos dando continuidade a um processo que foi feito em outros meses, a partir da emissão da CCU, e agora estamos iniciando os pagamentos dos primeiros ‘créditos apoio’ no assentamento. Isso é importante e marca o retorno dos programas de reforma agrária e, portanto, um processo que é fundamental para dar mais condições e melhorar a qualidade de vida das famílias assentadas”, enfatizou José Maria.

As assinaturas das linhas de crédito aconteceram na Comunidade Vila Poranga, município de Óbidos, e reuniu moradores de 4 comunidades.

“O apoio da prefeitura nesta ação é muito importante porque facilita para nós, moradores, principalmente em logística e transporte. Hoje estamos aqui com o INCRA para assinatura do contrato de crédito, mas no primeiro semestre nós já tivemos o ponta pé inicial, que foi a entrega dos títulos de terra, que foi um passo muito importante para que chegássemos à liberação desse crédito”, disse Raimundo Nonato, presidente da Associação Costa Fronteira.

A que se destinam os créditos?
O crédito Instalação na modalidade Apoio Inicial é destinado à aquisição de itens de primeira necessidade, de bens duráveis de uso doméstico e equipamentos produtivos. Por meio dele, cada família pode acessar R$ 8.000,00.

“A Prefeitura está trabalhando em parceria com o INCRA e hoje o órgão está aqui para recolher a assinatura dos contratos para o benefício de apoio no valor de 8 mil reais para 112 famílias. O PAE Costa Fronteira abrange nove comunidades e elas estão sendo chamadas para receber esse benefício. Hoje estão recebendo 4 comunidades, terça e quarta esta mesma ação será feita nas comunidades Santa Rita e Trindade, respectivamente”, afirmou Roberto Pinedo, Secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Óbidos.

Por: Marcos Cantuário/Ascom-PMO
Fotos: Odirley Santos/Ascom-PMO

FOTOS

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade