Além de atividades lúdicas, de lazer e educacionais, o evento também oferta serviços sociais e de saúde.
As férias do mês de julho em Óbidos estão sendo marcadas pela promoção de atividades de lazer, saúde e cidadania, que fazem parte da Colônia de Férias 2023, realizada pela Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação. Pela primeira vez, o evento foi descentralizado para as comunidades da zona rural.
Nesta terça-feira (18), as atividades encerraram na Vila União do Curumu, a 27km da sede do município. Foram dois dias de atividades voltadas para o lazer e entretenimento de crianças e adolescentes, que participaram da programação que contou ainda com o cinema itinerante, gincanas, oficinas, jogos educativos e atividades lúdicas.
A programação foi pensada para beneficiar também, as famílias da vila com a oferta de assistência jurídica, atendimento psicossocial, além dos atendimentos em saúde que estimularam a alimentação saudável, saúde bucal com aplicação de flúor, educação em saúde, atividades físicas, acompanhamento de fisioterapia e enfermagem, escuta e atividades em grupo.
A primeira-dama de Óbidos, Alice Silva, que está atuando na organização da Colônia, enfatizou que o objetivo é garantir os direitos das crianças e adolescentes, de brincar e receberem educação de qualidade, mesmo no período de férias.
“É esse o olhar do governo. Respeitar o direito que essas crianças têm, de brincar, de aprender e por isso estamos felizes de fazer esse momento, também na zona rural, porque é a primeira vez que eles recebem uma programação como essa. É um compromisso nosso, dos funcionários das secretarias envolvidas, e vamos estender essa programação para outras comunidades”, garantiu a primeira-dama.
Segundo a coordenação, nos dois dias de atividades na Vila União do Curumu, mais de 250 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, foram atendidos pelas atividades da Colônia de Férias 2023.
Entre as atividades de educação, o destaque é para a palestra sobre a prevenção ao uso de drogas, que conta com a colaboração de militares da 29ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM-Fronteira), parceiros da iniciativa.
Para Silvia Viana, que acompanhou o filho durante as atividades da Colônia, o momento foi significativo para a comunidade que nunca tinha recebido um projeto como esse.
“As crianças estão maravilhadas, tem umas que já estão até perguntando se vai ter no próximo ano, então isso é muito gratificante. Ontem [segunda-feira] tivemos as palestras que foram muito importantes para toda a comunidade e hoje com os serviços da saúde, toda a comunidade se sente prestigiada porque pensaram não só nas crianças, mas nos adultos também”, disse a moradora do Curumu.
Programação
A Colônia de Férias seguirá para outras duas comunidades na região de terra firme, Igarapé-Açú na região da PA-429, nos dias 19 e 20, e o Distrito do Flexal, nos dias 21 e 22 de julho.
Por:
Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO
Fotos:
Divulgação/ ASCOM-PMO