Cerimônia de abertura da Semana da Pátria dá início à programações em Óbidos

Autoridades ressaltaram a importância da data para reforçar o patriotismo.

Uma cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (1°) deu início às atividades da Semana da Pátria em Óbidos. O evento contou com a presença de autoridades políticas, educadores e estudantes.

Com o tema “Educação em Tempo de Transformação”, a programação oficial das redes de ensino do Município, Estado e União, além de entidades sociais, governamentais e órgãos de segurança pública, se estendera até o feriado de 7 de Setembro, com desfiles cívicos na área central da cidade.

O início dos festejos alusivos aos 200 anos de Independência do Brasil, foi marcado pelo hasteamento das bandeiras do Brasil, do Pará e de Óbidos, em frente à Casa da Cultura. A cerimônia contou com a presença dos corpos de bandeiras das escolas, e foi acompanhado pela Banda de Música da Escola Estadual Professor Maurício Hamoy.

A secretária de Educação, Zilda Bentes, destacou a importância do momento desafiador que os educadores estão vivenciando, com o retorno das atividades presenciais após a pandemia da Covid-19, o que motivou a temática dos desfiles desse ano.

“Esse momento é muito gratificante porque vimos a alegria dos nossos alunos por estarem de volta a esses festejos. Mas, é um momento de reflexão sobre os desafios e o futuro da educação, que tanto passou por transformações nos últimos dois anos. Por isso, vamos discutir esse tema com toda a população por meio das apresentações das nossas escolas”, ressaltou.

Durante discurso, o prefeito Jaime Silva também destacou a importância do momento para despertar nas novas gerações, o sentimento de patriotismo e de responsabilidade com o futuro do país.

“É importante que eles compreendam desde pequenos, a paixão que devemos ter à Pátria. Que esse momento seja a oportunidade para que a população volte a despertar esse sentimento, para saber onde estamos, e para onde queremos ir enquanto cidadãos”, disse o prefeito.

Alunos e professores das redes Estadual e Municipal de Ensino, participaram da abertura da Semana da Pátria.

Desfiles

A Secretaria de Educação de Óbidos realizará nos dias 4, 5, 6 e 7 de setembro, os desfiles cívicos da Semana da Pátria, na Praça da Cultura, com a participação de escolas das áreas urbana e rural, entidades governamentais e não-governamentais, e órgãos de segurança pública.

Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO
Foto: