Competição realizada pela Secretaria de Esporte e Lazer de Óbidos, conta com a participação de 16 equipes.
A primeira campeã da temporada 2023 do futebol de campo amador foi conhecida no domingo (16) após a equipe do Arapucu Esporte Clube, vencer a final do torneio início da 1ª Copa da Integração de Futebol Feminino, realizada na Arena Bela Vista.
O evento de abertura da Copa realizado pela Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), contou com a presença das atletas das 16 equipes que se inscreveram na competição, além de autoridades locais, como o secretário de Esporte e Lazer, Nelson Luiz Sousa, e o prefeito Jaime Silva, que ressaltou a importância de valorizar o esporte praticado por mulheres.
“Acredito no poder das políticas públicas voltadas para as mulheres, seja para promover um torneio como esse ou até mesmo para garantir os seus direitos. O fato é que as mulheres, definitivamente, conquistaram o seu espaço na sociedade e temos que estar atentos à essa evolução”, disse o prefeito.
O torneio início foi uma amostra dos grandes confrontos que a Copa proporcionará ao longo das próximas rodadas. Partidas de alto nível do futebol feminino levaram um bom público para a Arena Bela Vista, que ficou lotada.
A final entre Arapucu Esporte Clube e Esporte Clube Meninas Rebeldes aconteceu no final da tarde de domingo, e a decisão veio nos pênaltis após o empate, no tempo normal, em 1 a 1. Ao fim, a equipe do Arapucu venceu a disputa por 2 a 1.
Deise Santos, uma das atletas do Arapucu expressou a alegria em conquistar o torneio início da Copa da Integração.
“É uma felicidade muito grande. Agradecemos a Deus e à Prefeitura de Óbidos, que está incentivando e realizando essa Copa. As meninas do Arapucu e a ‘Dona Neca’ que nos incentiva sempre, mantém a equipe sempre treinando. Ver essa arena lotada nos deixa ainda mais felizes!”, comemorou Deise.
A copa
A 1ª Copa da Integração de Futebol Feminino foi criada para revelar e incentivar as atletas que desempenham e ajudam a difundir a modalidade em Óbidos.
Como forma de incentivo, todas as equipes receberam da Prefeitura de Óbidos, os uniformes, reduzindo os custos para a formação dos times. O governo municipal está investimento mais de R$ 30 mil, entre premiações para os finalistas e os custos para a realização da competição.
“É um desafio necessário de ser enfrentado, porque as mulheres precisam desse olhar e desse incentivo da administração pública. Temos toda a competição definida em conjunto com as equipes e temos a certeza de que essa Copa será o pontapé para outras competições de alto nível do nosso futebol feminino”, finalizou o secretário de Esporte e Lazer, Nelson Luis Sousa.

Cerimônia de abertura do torneio início da Copa da Integração de Futebol Feminino, na “Arena Bela Vista”.
Por:
Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO
Fotos:
Divulgação/ Odirlei Santos/ ASCOM-PMO