Evento realizado na sexta-feira, 11, marcou o início das atividades da campanha.
O mês de agosto em Óbidos, será marcado por atividades de orientação e incentivo sobre os benefícios do aleitamento materno, em celebração à campanha “Agosto Dourado”, realizada pela Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o objetivo de sensibilizar a população em geral sobre a importância da amamentação, para que ela seja reconhecida como fundamental para o desenvolvimento infantil.
As atividades da campanha iniciaram na sexta-feira (11), durante o lançamento da iniciativa que contou com a presença de grávidas e mães que estão em fase de amamentação. Na oportunidade, foram repassadas informações sobre a importância do aleitamento, com um momento de interação entre os presentes para o esclarecimento de dúvidas.
Acompanhada de familiares as mães participaram de uma sessão de fotos, que será publicada ao longo da campanha.
Com o tema “Apoie a Amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”, o objetivo é destacar a relevância do aleitamento materno mesmo diante das responsabilidades profissionais.
“Diariamente os agentes comunitários de saúde e outros profissionais, nas unidades de saúde, vão fazer esse incentivo ao aleitamento materno, repassando as orientações às mães, assim como também, aos familiares, com foco na temática da campanha que nos orienta envolver a sociedade, já que a família é muito importante no processo de amamentação”, explicou a enfermeira Isabela Taketomi.
As ações continuarão por todo o mês com uma série de eventos realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das zonas urbana e rural, sempre a partir das 7h.
Entre as estratégias para esse período, está a realização do dia “D” do “Agosto Dourado”, que será no dia 18 de agosto, oportunidade em que a Semsa realizará simultaneamente o repasse de informações e atendimentos às mães e seus bebês em 16 unidades de saúde.
“Vamos iniciar às 7h com a educação em saúde, com foco na orientação do aleitamento materno exclusivo, alimentação complementar até os dois anos da criança, certificação com o aleitamento materno para as mães que conseguiram chegar ao sexto mês do seu bebê com exclusividade no aleitamento, sorteio de brindes, além de um momento de interação e confraternização para os presentes”, disse Isabela.
A importância
O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode ter. É de fácil digestão e promove um melhor crescimento e desenvolvimento, além de proteger contra doenças. Mesmo em ambientes quentes e secos, o leite materno supre as necessidades de líquido de um bebê.
Os bebês até os seis meses de idade devem ser alimentados somente com leite materno, não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.
A secretária de Saúde, Selma Caetano, ressalta que a rede municipal de saúde já desenvolve um série de programas ao longo do ano, voltados para a saúde da mulher e do bebê, com foco na importância do aleitamento materno, e que a campanha é uma ferramenta a mais para ratificar esse trabalho.
“Temos em nossos atendimentos diários com mães atendidas durante o pré-natal e acompanhadas após o parto, um trabalho delicado de orientar nossas mães sobre a necessidade de amamentar a criança, pelo menos até o sexto mês após o nascimento. Em muitos casos, recebemos mães que desconhecem essa necessidade e essa importância. Com a campanha vamos estender o repasse dessas informações para as famílias, que nesse caso têm também a responsabilidade de assegurar a amamentação”, pontuou Selma.
Unidades que receberão a programação do dia “D”
UBS Jofre de Matos Cohen;
UBS da Família Dr. Lauro Corrêa Pinto;
UBS Helena Ferreira Ribeiro;
Centro de Saúde de Óbidos;
UBS Zuraia Conti Galati;
UBS Francisco Rodrigues de Barros;
UBS Nazaré Venâncio Pinto (Flexal);
UBS Rizete Pinto Venâncio (igarapé-Açú);
UBS Liberdade;
UBS Cipoal;
UBS Rizzo Bentes Marinho (Matá);
Unidade de Saúde José Ribeiro Pinto (São José)
UBS Madalena Alves de Azevedo (Repartimento)
UBS Jardilene da Gama Almeida (Vila União do Curumu);
UBS Ana de Oliveira Rocha (Arapucu)
Posto de Saúde Santo Antônio – Paraná de Baixo, várzea.
Por:
Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO
Fotos:
Odirlei Santos/ ASCOM-PMO