Cerimônia marca a posse dos membros do recém-criado Fórum Municipal da Educação de Óbidos

0

Essa é a primeira vez que município conta com a atuação do colegiado.

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a posse dos 42 membros titulares e suplentes do recém-criado Fórum Municipal de Educação de Óbidos. A posse realizada na manhã de quarta-feira (24) no auditório da Casa de Cultura marcou o início das atividades do colegiado que tem a missão de promover o diálogo, a participação social e o acompanhamento das políticas públicas educacionais.

O fórum reúne representantes do poder público, da sociedade civil, sindicatos, movimentos estudantis, professores e a comunidade escolar, para acompanhar e avaliar o Plano Municipal de Educação, propor estratégias para alcançar suas metas, organizar a Conferência Municipal de Educação e ser um canal de comunicação entre a população e o poder público.

Em Óbidos, o prefeito Jaime Silva sancionou a Lei Municipal nº 5.968 de 21 de julho de 2025, que instituiu o fórum permanente. Durante a cerimônia de posse do colegiado, o prefeito de Óbidos lembrou que a efetivação do fórum é mais um passo para melhorar a educação local.

“Nosso entendimento é que esse fórum é mais uma ferramenta para melhorar os índices da educação em nosso município. Queremos mostrar que a nossa educação é de qualidade. Uma educação que faz com que o aluno possa terminar o Ensino Fundamental sabendo ler, escrever, interpretar corretamente um texto, saber fazer corretamente as operações da Matemática. É esse equilíbrio que nós estamos atrás. Com o fórum, vamos nos aproximar mais das realidades das escolas, dos alunos, professores e da família e assim, vamos construir a educação que nós realmente queremos”, destacou Jaime.

Prefeito Jaime Silva participou da posse dos membros do 1º Fórum Municipal de Educação de Óbidos.

Em Óbidos, além de entidades da sociedade civil organizada e dos órgãos governamentais, o colegiado conta com representantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial, além de representantes de comunidades tradicionais, indígenas ou quilombolas, ampliando o poder de diálogo do fórum.

“O intuito é, em parceria com o Conselho Municipal de Educação, trabalhar metodologias, propostas e promover discussões, por meio de assembleias, conferências, em diálogo constante com o segmento da educação, voltadas ao campo da educação na rede pública municipal de ensino. O fórum terá um presidente, vice-presidente e um secretário que vão comandar os trabalhos no biênio dois mil e vinte e cinco, dois mil e vinte e sete”, explicou Valdemir Ribeiro, que preside a comissão de criação do fórum.

A secretária de Educação, Maria Zilda Bentes, destacou que a criação do fórum é um marco para a educação de Óbidos. A entidade passa a ser efetivada em um momento estratégico, onde a rede municipal de ensino está focada no alto desempenho dos alunos em avaliações que medem o rendimento do ensino local.

“Esse fórum é muito importante na educação do município de Óbidos. Ele já deveria ter sido criado desde dois mil e quatorze. Mas com esse compromisso que a gestão municipal tem com a educação, conseguimos agora implantar o fórum, que vai contribuir, porque ele faz todo um acompanhamento com o Conselho de Educação, nas políticas que estamos implementando para alavancar ainda mais a nossa educação”, finalizou a Maria Zilda.

Auditório da casa de Cultura sediou a cerimônia de posse dos membros do fórum.

Por:
Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO
Fotos:
Odirlei Santos/ ASCOM-PMO

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade