Os serviços de saúde chegaram a 17 comunidades da região das Ilhas, Paraná de Baixo e Rio Amazonas.

Durante nove dias, a Unidade Básica de Saúde Fluvial Dr. Felinto Bentes Marinho, realizou um total de 1.121 atendimentos para a população ribeirinha no município de Óbidos, oeste do Pará.

A 8ª expedição é uma iniciativa da Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e visa levar atendimentos em saúde itinerante para a população às margens dos rios e comunidades distantes da sede urbana.

Na ação foram oferecidos diversos serviços realizados pelo SUS, incluindo: triagem, consultas médicas e de enfermagem, saúde bucal, coletas de PCCU, vacinação, procedimentos ambulatoriais e dispensação de medicamentos.

A pescadora Ana Tereza Picanço, ficou satisfeita com o atendimento na UBS Fluvial.

“Gostei muito. O atendimento aqui proporciona também economia pra nós, porque não temos que percorrer toda essa distância para sermos atendidos. Agora somos atendidos aqui mesmo na comunidade, eu estou muito satisfeita”, agradeceu.

As expedições da UBS Fluvial iniciaram em setembro de 2023 e já beneficiaram mais de 8 mil obidenses às margens dos rios, com as ações de saúde.

Manoel Picanço, pescador e morador da comunidade Ilha do Carmo, também agradeceu os serviços de saúde mais próximos de casa.

“Eu me sinto feliz por esse atendimento está sendo feito em nossa comunidade. Pra nós que estamos longe da cidade essa iniciativa é muito boa e facilitou para todos nós”, concluiu.

São atendidas regularmente 17 comunidades na região das Ilhas, Paraná de Baixo e Rio Amazonas, que estão no território de atuação do equipamento.

A 8ª expedição chegou ao fim com um saldo positivo garantindo acesso a uma saúde de qualidade aos munícipes.

“Nossas expedições são minuciosamente programadas para que possamos atender com todos os nossos serviços as milhares de pessoas que nos procuram. A realização de consultas, testes e a dispensação de remédios são muito necessárias nessa região e, a nossa presença por meio da UBSF, está possibilitando uma melhor qualidade de vida para essa gente”, lembrou o enfermeiro coordenador da unidade, Elisson Pimentel.

9ª expedição

A próxima expedição vai ser realizada de 15 a 23 de maio na região do Paraná de Baixo nas comunidades: Liberdade, Boa Nova, Nossa Senhora das Graças, Igarapé do Pinto, Núcleo Novo, Santo Antônio, Piaba e Costa dos Ferreira.

Por:
Marcos Cantuário/ASCOM/PMO
Fotos:
Divulgação ASCOM/PMO

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade