O tradicional Círio Fluvial marcou o início das homenagens à padroeira da Diocese de Óbidos; festividade continua até o dia 26 de julho.
Os festejos à padroeira dos católicos obidenses, Senhora Sant’Ana iniciaram no domingo (9) com as tradicionais manifestações de fé. No sábado (8), a imagem peregrina chegou na cidade após percorrer as capitais do Amazonas, Pará, Amapá, e Santarém, no oeste do estado.
O círio iniciou em Oriximiná, para onde a imagem foi trasladada ainda no sábado, para a recém-criada área missionária de Nossa Senhora das Graças.
Nidialícia dos Santos, acompanhou as homenagens à Sant’Ana desde Oriximiná, e descreveu a emoção e a importância para os católicos, do momento de fé.
“É um sentimento de muita felicidade e emoção, estar aqui acompanhando essas homenagens. É a minha primeira vez no círio fluvial. Estou me sentindo muito feliz junto com todo mundo que veio da nossa area missionária para cá”, descreveu emocionada.
85 anos de tradição
Na tarde de domingo, os fiéis seguiram em procissão terrestre até o porto de Oriximiná e depois em procissão fluvial, até a comunidade Maria Tereza, no município de Óbidos. A localidade, em seis anos, recebeu pela segunda vez a imagem de Sant’Ana.
O 85° Círio Fluvial, saiu da comunidade no início da noite de domingo. A imagem peregrina foi conduzida em uma balsa ornamentada, que fez alusão ao tema da festividade “Com Sant’Ana, chamados a servir”, dezenas de outras embarcações acompanharam a romaria fluvial, um dos símbolos mais fortes da devoção dos obidenses.
O bispo da Diocese de Óbidos, Dom Bernardo Bahlmann, descreveu o momento como um extraordinário da expressão da fé dos obidenses.
“Nós acreditamos em Deus e toda essa manifestação nos ajuda a acreditar mais, e depois também a Senhora Sant’Ana, Ela é a nossa padroeira, porque nós acreditamos que através dos Santos nós temos intercessores que pedem junto a Deus para que nós consigamos as graças e as bênçãos, e isso para nós é algo muito especial”, disse o bispo.
Procissão
A chegada da romaria fluvial ao porto de Óbidos foi marcada por um show pirotécnico de 15 minutos, que iluminou o céu e as águas do rio Amazonas.
Na balsa ornamentada, a imagem peregrina surgiu na alegoria de um anjo, que representou o símbolo de fé aos milhares de fiéis que lotaram a Rua Siqueira Campos.
A procissão terrestre seguiu pelas ruas do Centro da cidade, onde inúmeras homenagens foram prestadas, com cantos e queima de fogos.
Uma das paradas da imagem foi em frente à sede administrativa da Prefeitura de Óbidos, onde os fiéis acompanharam a interpretação do hino de Sant’Ana por músicos obidenses.
“Desejo que este seja um momento de confraternização e de reflexão para toda a comunidade católica. Esse também é um momento especial, onde recebemos muitos visitantes e Óbidos os recebe de braços abertos”, ressaltou o prefeito Jaime Silva.
A procissão encerrou na Praça de Sant’Ana, onde foi rezada uma missa campal. A festividade seguirá até o dia 26 de julho, quando a igreja celebra Sant’Ana e São Joaquim.
Por:
Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO
Fotos ASCOM: Ana Paula Silva
Fotos cedidas:
João Canto/ Obidos.Net